Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cuidado redobrado com as plantações

Próxima semana deve ter as temperaturas mais baixas do ano, com geadas
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 24/08/2018 - 09:29 Atualizado em 24/08/2018 - 09:29
(foto: Arquivo/ A Tribuna)
(foto: Arquivo/ A Tribuna)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A semana começou fria e chuvosa no Litoral Sul de Santa Catarina. E os próximos dias devem ter temperaturas ainda mais baixas na região. Segundo o climatologista da Epagri/Ciram, Márcio Sônego, o frio está se prolongando no mês de agosto, mas, por enquanto, ainda não aconteceram geadas e por isso nenhuma cultura teve grandes prejuízos.

A situação, entretanto, deve mudar nos próximos dias. “Há a possibilidade de geada no domingo ou ainda entre segunda e terça-feira da próxima semana”, alertou o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins.

A previsão é que a próxima semana tenha os dias mais frios do ano e com isso os agricultores precisam ficar atentos. “Com possibilidade de geada e o frio intenso, as pastagens e as plantações de banana, mandioca e maracujá vão custar um pouco mais a crescer. O fumo também pode atrasar uns dias. Por outro lado, as plantações de uva, pêssego e ameixa se beneficiam”, disse Sônego.

O frio mais intenso exige cuidados especiais. “Os bananicultores já tem o costume de ensacar os cachos para evitar que o vento frio estrague os frutos e isso já protege contra as geadas. As hortaliças também devem ser cobertas para evitar prejuízos. Já para as outras culturas, o ideal é esperar que o frio passe para iniciar as plantações”, recomendou Sônego.

Chuva abaixo da média

A média de chuva para o mês de agosto é de 100 a 120 milímetros, mas até agora no Estado, conforme o meteorologista Marcelo Martins, choveu aproximadamente entre 50 e 60 milímetros. “Não estamos nem próximos da média para o período. Apesar disso, a situação é normal. Nesta época fria tem que chover, mas o mais importante são as horas de frio que beneficiam as culturas do período”, destacou.

Márcio Sônego, climatologista, explica que, mesmo a chuva estando abaixo da média no Estado como um todo, principalmente no Litoral Norte e Centro, no Litoral Sul a situação é diferente. Aqui o mês começou seco, mas no mês anterior houve um alto volume de chuva. “Temos um chuva razoável por aqui. É importante não falarmos apenas em agosto, mas nos últimos 30 dias. Por conta das chuvas no fim do mês passado e desta última semana, o solo está totalmente preenchido com água”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito