Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciumenses ganham vaga no Mundial de Karatê

Weslley de Oliveira, de 15 anos, ganhou duas medalhas de ouro em etapa Nacional; Kauã Librelato, de 14, foi bronze no Kumite
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 18/11/2019 - 17:40 Atualizado em 18/11/2019 - 17:46
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O fim de semana foi de alegrias para os karatecas de Criciúma no Campeonato Nacional. Kauã Librelato, de 14 anos, e Weslley de Oliveira, de 15, conseguiram classificação para o Campeonato Mundial, que ocorre na Polônia no ano que vem. Será a segunda vez que os jovens defenderão o Brasil na competição mundial. Neste ano, Weslley foi medalhista de bronze na edição da Eslováquia.

Weslley competiu neste final de semana nas modalidades Kata e Kumite e conseguiu a medalha de ouro em ambas, na categoria faixa amarela de 15 a 17 anos. Foram duas lutas na Kumite e uma apresentação na Kata, contra 11 competidores. Com o desempenho, ele está classificado para as duas modalidades no Mundial do ano que vem.

“No Kata foi bem complicado, nervosismo a mil, mais de mil pessoas nos assistindo. Os atletas eram de alto nível, também eram faixa amarela, mas estavam bem preparados. Foi muito puxado para ganhar”, falou Weslley sobre a vitória na etapa Nacional.

Já Kauã competiu na Kata e Kumite no Nacional, na categoria de 13 a 14 anos na faixa vermelho-laranja, mas conseguiu a classificação para o Mundial apenas no Kumite, categoria em que conquistou o terceiro lugar, também depois de duas lutas. Já na Kata, por apenas um décimo ele não atingiu o pódio: ficou em quinto lugar, portanto, sem conseguir a vaga para o Mundial.

"Sempre tem um nervosismo nessas competições. A competição é muito difícil, têm oponentes de todos os níveis. Dei o meu melhor e por um décimo não peguei o pódio na Kata", lamentou Kauã. 

Etapa Mundial

Na etapa Mundial, ao contrário da Nacional, não há distinção de faixa: vai da branca à preta. As categorias são divididas pela idade: no ano que vem, Kauã terá 15 anos, então competirá na categoria entre 15 e 17 anos no Kumite.

Weslley competirá na mesma categoria em que foi bronze neste ano, de 15 a 17 anos. A meta é trabalhar forte para conseguir a medalha de ouro. “Minha perspectiva para o mundial no ano que vem é treinar bastante e tentar o primeiro lugar. Neste ano fui terceiro, agora vou buscar o primeiro”, afirmou.

Wlesley e Kauã treinam na Academia de Karatê Guerreiros do Sul, no bairro Colonial, em Criciúma. Eles praticam karatê há pouco mais de um ano e meio e agora procuram patrocínios para facilitar a viagem até a Polônia, onde ocorre o Mundial de Karate em 2020. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito