Um gesto simples pode fazer toda a diferença na vida de alguém. Pensando nisso, uma ação de conscientização sobre a doação de sangue será realizada neste sábado (14), a partir das 9h, na Praça Nereu Ramos, e marcará o início da Semana Municipal do Doador de Sangue, instituída pela Lei nº 7.930/2021. A iniciativa é da Câmara de Vereadores de Criciúma, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) e com a Secretaria Municipal de Saúde.
A data também celebra o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado anualmente em 14 de junho. A iniciativa global visa agradecer os doadores voluntários e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques de sangue abastecidos de forma segura e contínua.
A programação conta com tendas informativas, atendimento ao público e orientações com especialistas sobre como se tornar um doador e salvar vidas. Durante toda a manhã, equipes do Hemosc estarão disponíveis para tirar dúvidas, conversar com os cidadãos e realizar agendamentos de doações para serem feitas ao longo da semana na unidade do Hemosc em Criciúma.
Além disso, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estará presente com duas técnicas de enfermagem oferecendo serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, reforçando o cuidado com a saúde e o bem-estar da população.
A ideia é reforçar, com informação, acolhimento e serviços acessíveis, a cultura da doação contínua na cidade, aproximando o serviço da população e facilitando o acesso ao processo de doação.
O presidente da Câmara e autor da lei que instituiu a Semana Municipal do Doador de Sangue, vereador Marcio Daros da Luz, ressalta o compromisso do Legislativo com causas que transformam realidades. "Doar sangue é mais do que um ato de solidariedade, é uma forma concreta de salvar vidas. Estamos felizes em unir forças com o Hemosc e a Secretaria de Saúde para mobilizar a cidade em torno dessa causa. Esperamos que essa ação toque os corações dos criciumenses e desperte novos doadores," afirmou.
A coordenadora técnica do Imunocentro Regional de Criciúma, Camila Daminelli, também reforçou a importância do ato de doar e o simbolismo da data. "Também é uma oportunidade para incentivar mais ainda as pessoas a se tornarem doadores regulares, garantindo assim a disponibilidade constante e segura de sangue para quem lá na ponta está precisando. Lembre-se que a doação de sangue é um ato essencial, generoso e que salva vidas todos os dias. Por meio dela é possível atender toda a demanda e suprir a necessidade de toda a população."
A Semana do Doador de Sangue em Criciúma segue até o dia 21 de junho e está no calendário oficial do município. A expectativa é de que a mobilização aumente o número de doadores cadastrados e ajude a manter os estoques abastecidos.
Criciúma: Semana do Doador é iniciada neste final de semana
Evento na Praça Nereu Ramos marca o Dia Mundial do Doador de Sangue e incentiva novas doações na cidade

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo