Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma realiza Competição Interclubes de Foguetes

Torneio que aconteceu na tarde desta quarta-feira (04)

Por Redação Criciúma, 01/10/2025 - 17:06 Atualizado há 19 segundos
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, via Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, realizará a 4ª Competição Interclubes de Foguetes. O evento aconteceu nesta quarta-feira (01), na Rua da Gente (ao lado do Parque das Nações), a partir das 13h30, reunindo cerca de 120 crianças de nove escolas da rede municipal de ensino. Neste ano, a ação tem como tema o centenário de emancipação político-administrativa do município.
 
O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca a importância de programas como esse, cujo objetivo é oportunizar o acesso a momentos de estudos, pesquisas e observações de atividades práticas relacionadas à astronomia. “Criciúma segue se destacando como referência nacional no ensino de astronomia e astronáutica escolar, o que é um dos grandes diferenciais do nosso sistema de ensino. As crianças aprendem conceitos diferentes, evoluem em Geografia, Ciências e ainda se divertem”, completa.
 
O projeto Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras foi criado em 2018 na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Jorge da Cunha Carneiro, a partir do desejo dos alunos em estudar astronomia após a participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Em 2022, a iniciativa foi ampliada para outros colégios da rede. Os estudantes participam da ação orientados por seis professores dos componentes curriculares de Geografia e Ciências.
 
Premiação e critérios de avaliação da competição
 
Na competição, os estudantes são encorajados a projetar e construir dois foguetes que representam o Clube de Astronomia de sua escola, tudo com uso de materiais recicláveis. Um é o chamado foguete turbinado e o outro é o miss foguete, cada um com critérios de avaliação e premiações diferentes. O foguete turbinado será avaliado pela distância percorrida, tendo como base o percurso entre o lançamento e o ponto onde o bico dele finaliza o trajeto. Já para o miss foguete será analisada a criatividade, relação com o tema desta edição (Centenário de Criciúma), acabamento, design e postura durante a apresentação.
 
A coordenadora do projeto Clube de Astronomia Estrelas Carvoeiras, Vanessa Medeiros, explica a iniciativa. “Os professores reúnem-se semanalmente no contraturno escolar, com encontros de capacitação e planejamento com os alunos, sendo que cada encontro tem duração de 1h30. E o projeto passa por dois processos. Primeiramente, os estudantes aprendem a parte teórica relacionada aos assuntos envolvendo Astronomia e Astronáutica, para, posteriormente, cada escola começar a produção do seu foguete”, completa Vanessa.
 
Ela também pontua que, nos últimos encontros, os grupos se dedicaram muito na produção dos foguetes, com pesquisa e comprometimento. “A competição é o momento de celebrar e compartilhar as experiências vivenciadas pelos clubistas. São estudantes da rede municipal produzindo e vivenciando a ciência na prática”, afirma Vanessa.
 
A 4ª Competição Interclubes de Foguetes é inspirada na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), inclusive seu regulamento. São utilizadas garrafas pet para estimular a utilização de materiais recicláveis e promover a conscientização a respeito de reciclagem e sustentabilidade.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito