Faltam exatos 100 dias para Criciúma completar um século de emancipação político-administrativa. No dia 4 de novembro de 1925, a cidade se tornou um município que, desde então, vive grandes transformações, progrediu economicamente por meio da agricultura, até a descoberta das primeiras jazidas de carvão mineral, que impulsionaram o desenvolvimento. Atualmente, é referência no Sul de Santa Catarina em comércio e serviços, segurança, cultura, lazer e turismo. Para celebrar as vitórias e refletir sobre o futuro, o Governo de Criciúma prepara uma programação diversificada que se estende até dezembro.
No início do ano, foi instituída uma comissão organizadora das ações alusivas ao centenário, composta por 84 representantes de entidades, deputados, sociedade civil e pela equipe de governo. Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, mais do que festejar a data, o Centenário de Criciúma é uma oportunidade de reconhecer o legado das gerações que construíram o presente, valorizar a cultura da cidade e projetar o futuro com planejamento e compromisso coletivo.
“Não é todo dia que se completa 100 anos. Daqui um tempo, a história que começamos a escrever hoje será contada nos livros. Por isso, cada ação pensada para este ano tem o objetivo de unir a cidade em torno das suas conquistas e dos sonhos que ainda queremos realizar coletivamente”, declara.
A presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Cristiane Uliana Zappelini, ressalta que “celebrar o centenário é também reafirmar o nosso compromisso com o futuro, com um desenvolvimento que respeita a nossa identidade e valoriza as pessoas. Temos certeza que será um marco para o município e contamos com a participação do público em todas as ações”.
O presidente da comissão organizadora do Centenário, Arleu da Silveira, reforça o simbolismo do momento e o envolvimento coletivo na construção da programação. “Estamos preparando uma celebração à altura da importância de Criciúma. Cada ação foi pensada para valorizar nossa história, aproximar a comunidade e deixar um legado concreto para os próximos anos”, destaca.
Cronograma de ações
O cronograma de atividades foi pensado para promover uma celebração participativa, envolvendo todos os bairros e públicos da cidade. Entre algumas ações programadas para os próximos meses, estão: a Corrida Rústica do Centenário, a Maratona do Centenário, o Desfile Cívico-militar de 7 de Setembro alusivo, a Feira Agroponte comemorativa aos 100 anos, o lançamento do Álbum de Figurinhas do Centenário e muito mais.
Além disso, o Governo de Criciúma lançará um pacote de obras com mais de R$ 100 milhões em investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana, educação e espaços públicos, com inaugurações programadas para marcar a virada dos 100 anos. Entre as principais obras, estão: o Parque da Quarta Linha, o Centro de Atendimento ao Autista, a continuidade do Canal Auxiliar, o Parque Ecológico do Morro Cechinel, a pavimentação de 100 ruas, a nova sede da Defesa Civil, o Binário III e três novos Centros de Convivência da Terceira Idade.
Conheça as principais iniciativas que fazem parte da programação oficial do Centenário:
Concurso para escolha do selo comemorativo do Centenário
Para envolver a população nas comemorações do centenário, a Administração Municipal realizou um concurso para escolha do selo comemorativo. O vencedor foi Valdecir Justino dos Anjos, de 78 anos, que desenvolveu o selo com base nos elementos que simbolizam os principais pilares econômicos e sociais que moldaram a história e o desenvolvimento da cidade, como a extração do carvão mineral, a agropecuária e o setor cerâmico e têxtil. A premiação aconteceu no dia 12 de março.
Além disso, o Governo de Criciúma realizou a divulgação da logo e identidade visual do centenário, que valoriza a história, tradição, origem do nome e os pontos fortes para o reconhecimento da cidade, como o carvão e os parques urbanos.
X-Salada Centenário
Para valorizar o tradicional x-salada como elemento de identidade cultural e culinária criciumense, a FCC lançou o concurso gastronômico “X-Salada Centenário”. A iniciativa é voltada para todos os estabelecimentos do setor gastronômico que estão sediados em Criciúma e comercializam o x-salada tradicional como item fixo em seu cardápio. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de agosto, exclusivamente de forma on-line, por meio do formulário disponível em xsalada.criciuma.sc.gov.br.
A apresentação oficial dos participantes do concurso ocorrerá no dia 23 de setembro, em evento organizado pela Comissão do Centenário e Fundação Cultural. A votação acontecerá de maneira digital, com início previsto para o dia 24 de setembro e encerramento em 10 de novembro. A cerimônia de premiação ocorrerá entre 10 e 20 de novembro de 2025.
Casamento Centenário
Cem casais criciumenses terão a oportunidade de oficializar a união no Casamento Centenário. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira (1°), no Centro de Eventos Flor de Lis, com apoio de iniciativas privadas para oferecer uma celebração completa, como estrutura, ambientação, música e preparação dos noivos.
Shows nacionais
O Governo de Criciúma, por meio da Fundação Cultural, confirmou três atrações nacionais gratuitas para a programação dos 100 anos de emancipação político-administrativa do município. Entre elas, estão os shows do padre Fábio de Melo, em 13 de setembro, do cantor gospel Leandro Borges, em 4 de outubro, e do grupo Raça Negra, no dia 4 de novembro. As apresentações acontecerão no Parque das Nações Cincinato Naspolini.
25º Festival Internacional de Corais
Organizado pela Administração Municipal, o 25º Festival Internacional de Corais será realizado de 3 a 6 de dezembro, com entrada gratuita e apresentações em locais como a Catedral São José, o Teatro Elias Angeloni e a Praça Nereu Ramos. Após oito anos, o evento retorna como parte das comemorações do centenário de emancipação político-administrativa do município, reunindo corais regionais, nacionais e internacionais.
A abertura será com o Festival de Corais Infantis, no dia 3, na Catedral. Nos dias 4 e 5, os concertos ocorrem no Teatro Elias Angeloni, e no dia 6, na Praça Nereu Ramos, com uma apresentação especial em alusão aos 60 anos da Associação Coral de Criciúma. O festival integra o planejamento estratégico da FCC para valorizar a tradição coral na cidade.
Campanha 100 Toneladas de Solidariedade
Lançada junto à Cruz Vermelha de Criciúma e demais entidades parceiras, a campanha “100 Toneladas de Solidariedade” tem o objetivo de arrecadar 100 toneladas de alimentos não perecíveis até dezembro de 2025, data em que se encerram as celebrações do centenário. Todos os itens serão destinados à instituições de assistência social do município. Desde o início da campanha, em abril, mais de 80 toneladas de alimentos já foram arrecadadas. A iniciativa mobiliza mais de 70 instituições e entidades parceiras, que seguem engajadas em fortalecer o espírito solidário da população.
A Cruz Vermelha de Criciúma é responsável pela triagem, organização e distribuição dos alimentos. Os mantimentos beneficiam, semanalmente, cerca de 12 famílias atendidas por cada um dos seis Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município, além de instituições sociais que atuam junto a grupos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Homenagem aos centenários
Em homenagem ao centenário de Criciúma, a Administração Municipal tem reconhecido cidadãos que também completam 100 anos em 2025. Algumas das homenageadas até então foram Leonízia Munaretto Salvador, Maria Martinhago Bilessimo, Maria da Silveira Pereira e Alice Librelato Ortolan.
Amistoso internacional de vôlei entre Brasil e Coreia
Criciúma foi palco do amistoso internacional de vôlei entre a Seleção Brasileira de Novos e a Coreia do Sul, realizado no dia 6 de julho, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, com vitória de 3 a 1 para o Brasil. A partida integrou as preparações para os Jogos Universitários Mundiais FISU Reno-Ruhr 2025, na Alemanha, e para os Jogos Pan-Americanos Júnior, no Paraguai.
Miss Criciúma
Mais de 50 candidatas participaram do concurso para escolha da Miss Criciúma 2025, que elegeu a jovem Ana Luiza Boaventura Vargas como a nova representante do município. A final do concurso e coroação da miss aconteceu no dia 30 de junho, no Nações Shopping. O processo seletivo incluiu etapas como oratória, aulas de passarela, provas de figurino, workshops e avaliações com jurados técnicos. Ao receber a faixa de miss, Ana Luiza passou a participar de eventos oficiais do município, representando a cidade em agendas culturais e institucionais ao longo do ano.
Medalha Thati Teixeira
Em homenagem às mulheres que contribuíram ativamente para o desenvolvimento de Criciúma por meio da política, a Administração Municipal realizou a 1ª edição da Medalha Thati Teixeira, no dia 10 de março. Ao todo, 30 mulheres receberam a honraria por sua atuação no Poder Executivo, no Poder Legislativo, na esfera municipal, estadual e federal. A ideia da Administração Municipal é estender a homenagem para os próximos anos, para que mais mulheres recebam o mérito pela dedicação ao município.
Taça do Campeonato Catarinense e da Larm alusivas
No ano do centenário, as taças do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 e do 76° Campeonato Regional de Futebol da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) 2025 foram nomeadas em homenagem aos 100 anos de Criciúma. A Taça Criciúma: 100 anos de emancipação, do Catarinense, recebeu a nomeação no dia 15 de março. Já o lançamento da Taça Carvão + 100 anos de Criciúma, da Larm, aconteceu no dia 18 de junho.
Com isso, Criciúma reforça o legado como protagonista no cenário esportivo e cultural de Santa Catarina. O reconhecimento eterniza, ainda, o nome da cidade como um dos municípios que mais contribuíram para o desenvolvimento do estado e para o esporte.