O calor intenso marcou esta segunda-feira (15) em Criciúma e região. A maior temperatura registrada no Sul de Santa Catarina chegou a 35 °C em Urussanga, enquanto Criciúma alcançou 34 °C. A combinação entre temperatura elevada e alta umidade do ar resultou em sensação térmica próxima de 49 °C durante a tarde.
Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, o cenário favoreceu a formação de linhas de instabilidade, responsáveis por temporais isolados. “Esse calorão está associado a eventos pontuais, em alguns locais choveu forte, enquanto em outros não houve registro de precipitação”, explica.
Ainda conforme Sônego, há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas até por volta das 21h, especialmente em Criciúma e no Sul do estado. Após esse período, o tempo tende a apresentar uma breve estabilização.
Para esta terça-feira (16), a previsão indica mudança na circulação dos ventos, com a entrada do vento sul, o que deve provocar queda nas temperaturas. “A terça será um dia mais fechado, com chuva fraca desde a manhã até o meio da tarde, acumulando no máximo cinco milímetros”, afirma o climatologista. As rajadas de vento podem chegar a 50 km/h.
Já na quarta-feira (17), o tempo volta a firmar, com predomínio de sol e temperaturas mais amenas, em torno de 26 °C. Na quinta e na sexta-feira, o tempo permanece estável, com elevação gradual das temperaturas, que podem ultrapassar os 30 °C, padrão que deve se manter também no fim de semana.
Ouça na íntegra o climatologista da Epagri, Márcio Sônego:
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!