Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criciúma é o oitavo município mais violento para os idosos em SC

Quase 1,5 mil casos de violência contra a terceira idade foram registrados em 2022
Por Roberta Martins Criciúma, SC, 13/06/2022 - 13:00 Atualizado em 13/06/2022 - 14:37
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Até junho deste ano, Criciúma registrou 1.439 boletins de ocorrência cujos idosos foram as vítimas. Com isso, o município é o oitavo lugar mais violento para a terceira idade em Santa Catarina. Para combater esses casos, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa nesta quarta-feira, dia 15. 

Segundo a investigadora da Polícia Civil de Criciúma, Isabel Cristina Feijó, os números de violência contra idosos são maiores do que se tem conhecimento, pois, nem sempre os casos são registrados. “Infelizmente estamos numa triste estatística de ser um dos municípios mais violentos para os idosos”, comenta.

Os crimes mais registrados contra idosos neste ano foram: ameaça, injúria, difamação, calúnia, estelionato e lesão corporal. “A gente tem de identificar os tipos de crime e os autores dos crimes e que 90% dos casos de violência corporal e ameaça são praticados por familiares”, ressalta Isabel.  

Golpes mais praticados contra idosos  

Dentre os diversos casos, os que mais têm os idosos como vítimas são o golpe do bilhete premiado e do cartão de banco.  

Além disso, atualmente, um novo tipo de crime tem sido praticado, o golpe da Prova de Vida. “Os golpistas ligam se passando por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com os dados desses idosos e pedem que enviem fotos de diversos documentos. O INSS não liga para realizar a prova de vida”, explica a investigadora.

Nesse contexto, é importante mencionar que, desde fevereiro, a prova de vida para aposentados e pensionistas passou a ser feita pelo aplicativo Meu INSS. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito