O Programa Obra Mais Segura entregou mais um selo de reconhecimento, dessa vez, a certificação foi concedida ao canteiro de obras do Liverpool Residencial, empreendimento da Construtora Giassi, localizado em Criciúma. A ação foi realizada pelo SESI Criciúma, em parceria com o Serviço Social da Construção Civil (SECONCI), na última sexta-feita (5).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cultura de saúde e segurança nos canteiros de obras, contribuindo para a prevenção de acidentes de trabalho na indústria da construção civil. Para isso, são realizadas inspeções periódicas, aplicação de questionários e orientações técnicas.
O programa também capacita trabalhadores para atuarem como Agentes SOMAS (Supervisores do Obra Mais Segura), responsáveis por apoiar a manutenção das boas práticas de segurança no dia a dia da obra. Além disso, relatórios detalhados são emitidos com a indicação de possíveis riscos e orientações para garantir o cumprimento das normas regulamentadoras do setor.
O engenheiro civil responsável pelo Liverpool Residencial e coordenador de engenharia da Giassi Construtora, Alexander Serafim, destaca a importância de projetos como esse para o bem-estar dos trabalhadores. "O nosso objetivo é trazer para o colaborador um ambiente seguro na rotina de trabalho e um local com todas as comodidades e recursos essenciais pra contribuir com uma obra mais segura como um todo" afirma o engenheiro.
O técnico em segurança do trabalho do SESI, Rodrigo Inez, também reforça sobre a relevância do projeto. "O programa, que foi criado em 2021, tem como objetivo fortalecer a cultura de segurança nos canteiros de obras. Desde as primeiras adesões, já foi possível observar avanços significativos nas construtoras participantes, tanto na organização dos canteiros quanto na regularização de documentos", completa Rodrigo.
Atualmente, o Obra Mais Segura acompanha 47 obras de nove grandes empresas da construção civil na região.