Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma celebrará 100 anos com programação histórica e momentos de emoção

Centenário contará com show nacional do Raça Negra para encerrar as comemorações

Por Redação Criciúma, 21/10/2025 - 17:30 Atualizado há meio minuto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o aniversário de emancipação cada vez mais proximo, o Governo de Criciúma preparou uma programação especial para marcar o centenário de emancipação político-administrativa do Município. As comemorações, organizadas pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e pela Comissão Organizadora do Centenário, acontecem do dia 31 de outubro a 9 de novembro, com destaque para 4 de novembro, data oficial do aniversário político da cidade, que contará com uma série de eventos, homenagens e o aguardado show nacional gratuito do grupo Raça Negra.

Ao longo de todo este ano, o município vive um clima de celebração, com ações culturais, educativas e históricas que valorizam a identidade criciumense e preparam as próximas gerações para o futuro de Criciúma. O prefeito Vagner Espindola destaca o envolvimento coletivo que tomou conta da cidade no decorrer das comemorações.

“Foi um sentimento que nasceu aqui no Paço Municipal e se espalhou por todos os cantos de Criciúma. Pessoas, empresas, entidades e diferentes grupos se uniram para transformar este ano em uma celebração única e inesquecível. O centenário é, acima de tudo, um reconhecimento à história e à força do povo criciumense”, afirma o prefeito.

O vice-prefeito Salésio Lima ressalta que o espírito comemorativo está presente em todos os bairros, com destaque para a Grande Santa Luzia, onde será inaugurado mais um grande equipamento público e turístico: o Parque Municipal Catarina Ghisi Serafim, um dos marcos da celebração.

“Por onde passamos, vemos alegria e orgulho. Aqui na Santa Luzia, a emoção é ainda maior porque uma das principais entregas do centenário será o Parque Catarina Ghisi Serafim. Este será um ano que ficará gravado para sempre na memória de todos”, destaca.

A presidente da FCC, Cristiane Uliana Zappelini, afirma que cada detalhe da programação foi pensado para envolver a população. “Todas as ações do centenário foram planejadas com muito carinho, para que cada criciumense se sinta parte dessa história. É um momento de celebração, mas também de reconhecimento das nossas origens e de tudo o que construímos juntos até aqui”, ressalta.

Programação especial do Centenário

As festividades iniciam no dia 31 de outubro, com a inauguração do Parque Municipal Catarina Ghisi Serafim, um novo espaço de lazer, entretenimento, saúde e bem-estar, consolidando ainda mais o título que a cidade recebeu em 2023 de “Capital Catarinense dos Parques Urbanos”. Um portal foi construído no parque para homenagear os mineiros e as escolhedeiras de carvão — símbolos da força de trabalho que moldou o desenvolvimento da Grande Santa Luzia e de toda a cidade.

A população poderá acompanhar todos os detalhes da programação, horários e locais das atrações nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Criciúma e no portal criciuma.sc.gov.br.

Programação Especial 100 anos de Criciúma

31/10, às 19h30 – Inauguração Parque Municipal Catarina Ghisi Serafim, no bairro Santa Luzia.
Uma das atrações é o show regional com Neguinho e Banda Matusa.

01/11, às 9h – Abertura da 18ª Feira do Livro de Criciúma – Edição Especial do Centenário, na Praça Nereu Ramos, no Centro.
Com entrega de mini livros e lançamento do livro especial em alusão ao centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma.

04/11 – Especial 100 anos

  • 8h – Missa na Catedral São José, corte do bolo de 100 anos, homenagem aos centenários e lançamento do selo postal especial dos Correios, na Praça Nereu Ramos, no Centro.

  • 11h – Inauguração da reforma e ampliação da EMEB José Rosso, na rua Pompeu Rosso Menegon, no bairro Quarta Linha.

  • 14h – Inauguração da creche Maria de Assis Góes, na rua Nilo Peçanha, bairro São Luiz.

  • 15h30 – Apresentação do projeto do Centro de Atendimento ao Autista, na rua dos Ferroviários, no bairro Pinheirinho.

  • 19h – Shows regionais e lançamento da Quermesse de Criciúma, no Parque das Nações, bairro Próspera.

  • 21h – Show nacional gratuito com o grupo Raça Negra, no Parque das Nações.

08/11, às 19h30 – Encerramento da Quermesse de Criciúma e desfile histórico dos 100 anos, no Parque das Nações, bairro Próspera.

 

09/11, 15h – Demonstração de acrobacias aéreas com a Esquadrilha Fox, no Parque das Nações.
Com exposição de materiais e habilidades das forças de defesa e segurança.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito