Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Criciúma celebra 7 de Setembro com desfile cívico especial pelos 100 anos da cidade

Evento reuniu instituições de ensino, forças de segurança, carros alegóricos e homenagens à história criciumense

Por Maryele Cardoso 07/09/2025 - 12:33 Atualizado há 3 horas

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O tradicional desfile cívico de 7 de setembro em Criciúma ganhou um brilho a mais neste domingo (7). Além de celebrar a Independência do Brasil, a cidade também comemorou seu centenário de emancipação político-administrativa. O tema deste ano foi “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”.

Mais de 90 entidades participaram da marcha, entre escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades civis e grupos culturais. Carros alegóricos, encenações e homenagens resgataram a história da cidade, desde os tempos do carvão até as inovações que marcam o presente. Famílias lotaram a Rua da Gente, para acompanhar de perto cada detalhe.

Para o prefeito Vagner Espíndola, o desfile deste ano teve um simbolismo especial, um momento de expressar o patriotismo e o civismo. “O 7 de Setembro é sempre marcado por muitas emoções, ver as crianças desfilando é algo que emociona muito. As famílias enchem as arquibancadas, as forças de segurança estão presentes, e tudo isso torna a data ainda mais mágica, é o dia em que reverenciamos a pátria, a independência do Brasil e também a independência da nossa cidade”, relata.

Já para secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, é um dia de envolvimento das escolas e da comunidade. Ao todo, 92 entidades participaram, resgatando a memória e projetando a inovação que marca nosso presente e futuro. “É um orgulho muito grande organizar este evento, ainda mais neste ano em que celebramos o centenário da cidade. Tivemos carros alegóricos mostrando a emancipação política, as etnias que colonizaram Criciúma e toda a trajetória até hoje. Um momento muito especial, onde aproximadamente 6 mil pessoas desfilaram e mais de 20 mil pessoas vieram prestigiar", conta

O coronel Luciano Américo Conselho Codissou, comandante do 28º GAC, reforçou que neste momento especial, a presença do Exército, mostra força e proteção para a cidade. “Na Semana da Pátria, mostramos nossas capacidades operacionais, os armamentos e a tropa, reafirmando o braço forte que defende a soberania do Brasil e combate crimes transfronteiriços. Mas também temos o lado amigo, sempre próximos da população e prontos a ajudar no que for necessário”, afirma o coronel Luciano Américo Conselho Codissou, comandante do 28º GAC.

Entre os que desfilaram estava Helen da Silva, que começou como estudante, e hoje atua como estagiária. Para ela é um momento gratificante representar a escola da qual fez parte como aluna e está começando a carreira profissional. “Eu tenho muito orgulho de fazer parte da escola Filho do Mineiro e é muito gratificante participar deste momento especial, fazendo parte dessa trajetória e agora representando a instituição que marcou minha vida”, relata.

Na plateia, a emoção também tomou conta, a farmacêutica Letícia Ramiro se surpreendeu com a grandiosidade do evento. “Achei incrível ver toda a preparação, cada detalhe. Até o sapato era igual! Achei que não ia gostar, mas me encantei com o desfile e com a forma como ele conta a história da cidade. Foi emocionante”, fala ela.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito