As celebrações oficiais da Semana da Pátria já iniciaram em Criciúma. Com o tema “Criciúma 100 anos: do carvão à inovação, uma cidade que inspira o futuro”, as atividades deste ano refletem o Centenário de Emancipação Político-administrativa do município. No próximo domingo (7), a partir das 8 horas, o tradicional Desfile Cívico-Militar reunirá 95 instituições na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações.
A cerimônia de troca da bandeira do Brasil, realizada no Parque da Prefeitura, marcou o início das atividades em alusão à Independência Nacional. “O patriotismo começa dentro de casa, com o respeito à família, e se estende à escola, à comunidade e à pátria. Que este início da Semana da Pátria fortaleça em cada um de nós o compromisso de praticar o bem e valorizar a nossa história. No dia 7 de setembro, viveremos um momento histórico, relembrando a trajetória de Criciúma nesses 100 anos, marcada pelo trabalho, coragem e dedicação de muitas gerações”, ressalta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Entre as entidades que desfilarão na Rua da Gente estão unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança e representantes da sociedade civil organizada. Antes do início do desfile, o público acompanhará o hasteamento das bandeiras durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) do Exército Brasileiro, em conjunto com alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Augusto Pavei, Professor Francisco Skrabski e Antônio Colombo, representando todos os estudantes da rede municipal.
Segundo a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o desfile deste ano terá um simbolismo ainda mais especial. “Estamos celebrando os 100 anos de emancipação de Criciúma, que também é uma forma de independência. É um momento de refletir sobre nossos valores e nossa história, lembrando quem lutou pelo Brasil e também pelo crescimento do nosso município. No dia 7, teremos um grande ato comemorativo, com mais de 90 entidades e 24 fanfarras desfilando. Convidamos toda a comunidade a participar desse momento que, certamente, ficará marcado na história”, destaca a secretária.
Além disso, ao longo da semana, diversas escolas da rede municipal de ensino realizarão desfiles cívicos nas comunidades onde estão inseridas, como parte da programação da Semana da Pátria.
Cerimônia de troca da bandeira do Brasil
Em um primeiro momento, nesta segunda-feira, foi executado o Hino da Independência e, na sequência, o hino de Criciúma. Em seguida, os soldados do 28º GAC realizaram o arreamento do Pavilhão Nacional, ao som do hino à bandeira do Brasil e, logo após, a sua dobra. O hasteamento aconteceu ao som do hino nacional brasileiro, executado pela banda do 28° GAC e interpretado por alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Antônio Colombo, Augusto Pavei e Professor Francisco Skrabski.
Com a nova bandeira hasteada, foi aceso o fogo simbólico, conduzido pelos alunos Mateus de Oliveira e Rosa Maria Barbosa, da EMEB Francisco Skrabski, representando o início oficial da Semana da Pátria. A pira foi levada até o Parque das Nações, sob a guarda dos soldados do exército, onde permanecerá acesa até o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil.
Alterações no trânsito para o desfile de 7 de setembro
No dia do Desfile Cívico-Militar, no próximo domingo, o trânsito no entorno do Parque das Nações sofrerá alterações. Das 7 horas às 14 horas, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma controlará o fluxo de veículos para a segurança dos envolvidos no evento. O primeiro ponto de bloqueio com sinalização será na Avenida Centenário, próximo ao posto Rosso (apenas referência), sentido Centro-Próspera, onde as forças de segurança estarão concentradas durante o início do desfile. Neste primeiro momento, o trânsito será desviado para a faixa de ônibus da Avenida Centenário e também pela rua Cardeal Arco Verde.
O trânsito na Avenida Gabriel Zanette, sentido Próspera-São Cristóvão, será interrompido para segurança do embarque e desembarque de estudantes e representantes de entidades que participarão do desfile. Já na Avenida Estevão Emílio de Souza, em frente ao Parque das Nações e ao lado do Criciúma Shopping, o trânsito ficará liberado apenas em meia pista para favorecer o estacionamento de transportes escolares.
A rua Hercílio Amante, paralela ao ponto principal do desfile, estará liberada, mas com restrições de acesso, devido a concentração de pessoas. Porém, as ruas Ernesto Bianchini Góes, Manoel Rodrigues Ferrão e Quintino Bianchi estarão bloqueadas para a concentração dos participantes do desfile. O restante das vias laterais da Rua da Gente serão usadas para estacionamento.