O Criciúma Esporte Clube apresentou, nesta quinta-feira (29), as novidades para a categoria de base. O clube promoveu Gustavo Teixeira para gerente geral da base, e contratou Jean Reis, coordenador técnico do Anjos Futsal, para as categorias abaixo do sub-13.
Na coletiva de apresentação, que contou também com o executivo de futebol Thiago Gasparino, os novos profissionais projetam uma integração completa entre o profissional e a categoria sub-20 em breve.
"Hoje a gente tem 17 atletas ali. O Octávio está tendo um pouco mais de oportunidade, o Hiago está tendo um pouco mais de oportunidade, e é momento. Acho que o menino que conseguir ter oportunidade e fincar o pé ali, o Criciúma vai conseguir fazer isso e conseguir colocar", afirma Teixeira.
LEIA MAIS
- Criciúma marca e sofre maioria dos gols no fim dos jogos
- Criciúma define técnicos do sub-20 e sub-17
Transição para o profissional
Na entrevista, o novo gerente foi questionado sobre como irá funcionar essa transição, em especial à parte psicológica dos jovens atletas. "A gente já começou a inserir um formato diferente. A gente tem um departamento de assistência social e psicologia no clube que a gente pretende aumentar a carga horária para que essas pessoas possam estar mais perto dos atletas", informa.
"A gente quer que o atleta suba para o futebol profissional e não volte para a categoria sub-20, independente da idade dele. Mas, para ele conseguir fazer isso, ele tem que ter o rendimento necessário lá no futebol profissional", continua.
Captação de atletas
Outra função da base que será delegada para a equipe profissional, é a captação de jogadores acima de 17 anos. "Para o sub-20, os analistas do profissional já tem essa responsabilidade que está muito próxima do profissional", afirmou Thiago Gasparino.
Para as categorias abaixo, o clube irá realizar, semanalmente, festivais, voltados principalmente para crianças e adolescentes da região. "Vamos buscar através de festivais e pelo conhecimento que nós temos juntos, de muitas competições que tem na região", destaca Jean Reis.
Atualmente, o clube já possui tecnologias que favorecem o encontro de talentos, sem precisar se deslocar até outros estados. "As ferramentas já nos trazem muitas informações. Então hoje nós temos ferramentas aqui de última geração que nos facilita tomar a decisão daqui mesmo", explicou o executivo de futebol.
Menos títulos, mais revelações
Um ponto abordado na coletiva foi a sequência recente de títulos da Base Carvoeira, mesmo com poucos jogadores integrando o elenco profissional. "A gente vai trabalhar para formar atletas, independente do resultado. Fazer com que eles desenvolvam internamente, desde o Sub-8, questão técnica, tática, chegando mais próximo do profissional", comenta Gustavo Teixeira.
Para ele, o foco será na revelação de jogadores, mas sem deixar de trabalhar a parte física. "A gente vai estar nas competições, vai querer ganhar os jogos, mas o principal objetivo dele é estar revelando jogadores para o Criciúma estar colocando em campo. Para que a gente possa tirar alguma fatia de renda para o clube", avalia.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!