Interessados em qualificação profissional e novas oportunidades de emprego já podem se inscrever no programa Criciúma + Qualificação, que oferece dois cursos gratuitos, Manutenção Mecânica Industrial e Instalação, Desinstalação e Manutenção de Ar-Condicionado. Ao todo, são 100 vagas disponíveis e as inscrições vão até o dia 12 de agosto e devem ser feitas presencialmente, das 8h às 17h, nas unidades do CRAS, na Central de Empregos (Terminal Central) ou na Secretaria de Assistência Social, no Paço Municipal.
“Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais e apresentar os seguintes documentos, como documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda ou contracheque, carteira de trabalho e certidão de nascimento dos filhos menores de idade, caso tenha filhos”, explica a Izamara Fabre Custódio, supervisora dos cursos do Senai.
As aulas começam no dia 18 de agosto e têm duração de 40 dias úteis, com direito a certificação ao final. Cada curso contará com duas turmas, sendo uma no período da manhã e outra à noite, com 25 alunos em cada. “As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 22h30, em carretas-escola do Senai, estacionadas no Parque das Nações”, conta a supervisora.
Além da formação técnica, os alunos receberão orientações sobre empreendedorismo, com a presença da Casa do Empreendedor durante o curso. “Nosso objetivo é que os alunos saiam preparados não só para o mercado de trabalho, mas também para empreender. Eles aprenderão, por exemplo, como abrir um MEI e iniciar sua própria atividade com o conhecimento adquirido”, afirma Izamara.
Segundo ela, durante o curso, empresas parceiras costumam visitar as turmas em busca de possíveis candidatos. “É uma porta de entrada direta para o mercado de trabalho. Muitos alunos já saem empregados ou com entrevistas marcadas”, destaca.
Estrutura itinerante
O Senai conta com quatro jogos de escola móvel e 13 carretas especializadas, adaptadas como salas de aula com laboratórios de ponta. “Essas estruturas são completas, com secretaria, banheiro, bebedouro e internet. Cada carreta é dedicada a uma área profissional e pode permanecer até três meses em um município”, explica Izamara. As prefeituras interessadas podem contratar mais de uma carreta simultaneamente. “A reserva deve ser feita diretamente com o Senai”, completa.