Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Criança Esperança abre portas na Abadeus

Projeto “Jovens Talentos: aprendizagem e empreendedorismo" foi contemplado pelo programa da Rede Globo e Unicef para 2020
Por Amanda Farias Criciúma, SC, 03/09/2019 - 15:50 Atualizado em 03/09/2019 - 15:52
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

“O meu sonho? Desde pequeno meu sonho era tocar piano. Tem crianças que têm sonho de ser médico, e outras coisas, e eu sempre tive o sonho de ser músico”, conta Wesley Schneider, de 18 anos, que é um dos frutos do projeto “Jovens Talentos: aprendizagem e empreendedorismo”, da Abadeus, que foi contemplado neste ano pelo Criança Esperança, programa da Rede Globo em parceria com a Unicef. Ele soube, através da mãe, que esse projeto permitia dar oportunidade a jovens como ele de realizarem seus sonhos, podendo ter conhecimento sobre como ingressar no mercado de trabalho e de serem empreendedores de suas próprias vidas.

O programa “Jovens Talentos: aprendizagem e empreendedorismo” surgiu em 2016, devido a uma necessidade apresentada por muitos adolescentes que eram encaminhados ao mercado de trabalho, através do projeto Jovem Aprendiz, mas não conseguiam ir adiante após a entrevista de emprego por não estarem preparados. Esse programa tem o objetivo de qualificar esses jovens antes de encaminhá-los ao mercado.

O curso preparatório tem a duração de aproximadamente dois meses, onde o foco é no empreendedorismo juvenil. “Nós queremos que o jovem seja empreendedor da sua própria vida. Então, nós trabalhamos virtudes empreendedoras, liderança, trabalho em equipe, ética profissional, postura profissional, como lidar com os conflitos do mundo do trabalho, como chegar no momento da entrevista, o empoderamento do adolescente de uma forma positiva”, detalha Rodicélia Felipe, coordenadora pedagógica da Abadeus, sobre o que o programa proporciona.

Mais uma turma de formados nos cursos da Abadeus / Divulgação

Rodicélia conta que desde que o programa foi criado, muitos foram os jovens que tiveram suas vidas transformadas, sendo que depois do aperfeiçoamento o número de jovens que têm ingressado no mercado de trabalho vem aumentando. A maioria dos adolescentes estão na faixa etária de 14 a 15 anos, e por esse motivo, muitos nunca trabalharam e não possuem nenhuma experiência e conhecimento. “Foi um divisor de águas, esse programa veio para atender esses jovens, e é muito gratificante vê-los preparados e encaminhá-los ao mercado”, ressalta.

Para atender os jovens nesse programa, a Abadeus conta com uma equipe completa e qualificada, com psicólogo, pedagogo, assistente social e professores com experiências nesta área. O material didático utilizado no curso foi desenvolvido pela própria instituição, especialmente para o curso, em parceria com a Uniasselvi, de acordo com os objetivos que a Abadeus pretende desenvolver em sala de aula. 

Além disso, os jovens participam de aulas diferentes das que estão acostumados no dia a dia, em sala de aula. O programa oferece uma metodologia diferenciada, aulas em salas multimídia, repletas de equipamentos, preparadas para atender ao público.    

Alunos usam material didático exclusivo do programa que a Abadeus oferece / Divulgação

Sonhos que viraram histórias reais

Assim como Wesley, muitos são os jovens que carregam dentro de sim um sonho. Laureci Guimarães Junior, por exemplo, atualmente é jovem aprendiz auxiliar na área de marketing da Abadeus. Ele conta que na primeira vez que tentou ingressar no mercado de trabalho sentiu grande dificuldade por ainda não ter a formação desse curso, principalmente no momento da entrevista. “Depois que eu voltei e fiz o curso, eu me sentia mais preparado para descobrir novas áreas, novas oportunidades, novos empregos, e também tem essa resiliência em sempre estar pronto para as entrevistas nas empresas”, relata.  

Laureci estava há um ano em busca de emprego e nunca conseguia ir adiante do momento da entrevista. Até que um dia, sua avó falou sobre esse curso preparatório ofertado pela Abadeus, e aos 14 anos, ele conheceu a instituição. Depois do curso, Laureci esperou por cerca de um mês até receber a oportunidade de, finalmente, entrar no mercado de trabalho.

“É um sonho, eu sempre quis estar aqui dentro, pedia para Deus, orava, e hoje eu tenho essa oportunidade de estar aqui. Estar como jovem aprendiz me dá a oportunidade de estar explorando outros setores dentro da Abadeus”. Laureci Guimarães Junior, jovem aprendiz da Abadeus.

Vitória Lopes Delfino, de 17 anos, aprendeu a se comunicar melhor depois do curso, passou a ter uma visão diferente sobre o mercado de trabalho e hoje trabalha em uma empresa de confecção, há cerca de um ano. Além disso, ela continua na Abadeus, mas dessa vez para se especializar ainda mais na área em que trabalha, fazendo um curso de costura industrial.

Já a jovem Tainá Maurício de Souza, fez o curso em dezembro do ano passado e três meses depois já estava trabalhando. Ela é jovem aprendiz em uma empresa de confecção de roupas esportivas e reconhece o quanto foi importante essa experiência. “Pode ser que eu siga trabalhando com moda, mas pretendo fazer faculdade de Artes Visuais, é o que eu gosto”, salienta.

Mais uma das aulas de costura industrial. Tainá e Vitória estão entre as alunas / Foto: Amanda Farias / 4oito

Wesley, que carrega dentro de si o sonho de ser músico desde a infância, está fazendo atualmente o curso “Jovens Talentos: aprendizagem e empreendedorismo”. Ele conta que o projeto o tem ajudado a criar metas e pensar e se preparar para o futuro. Ele acrescenta que continuará seguindo na carreira de músico, buscando se aperfeiçoar na área, e também, pretende fazer faculdade.

"O empreendedorismo e a musicalização me deram mais alcance e me fizeram ter mais comunicação com as pessoas, me deu uma nova perspectiva”. Wesley Schneider, aluno da Abadeus.

Contemplado pelo Criança Esperança, projeto ganhou mais visibilidade e credibilidade

O programa “Jovens Talentos: aprendizagem e empreendedorismo”, que existe há três anos na Abadeus, foi um dos projetos contemplados neste ano pelo Criança Esperança. Assim que foi dada a notícia, o clima na instituição mudou e a alegria tomou conta, se espalhando no ar, dividida entre a comunidade, os colaboradores da Abadeus e também nas salas de aula. 

“Foi uma surpresa, uma alegria, porque todos os anos nós encaminhamos algum projeto, e nunca ganhamos e esse ano fomos contemplados. É um reconhecimento por esse trabalho tão bonito que é feito, esse é apenas um dos projetos da Abadeus”. Rodicélia Felipe, coordenadora pedagógica da Abadeus. 

Vale ressaltar que o programa foi contemplado neste ano, mas o apoio financeiro está garantido para 2020, durante o ano todo. Serão 12 meses assegurados pelo Criança Esperança que contemplarão 200 jovens. As inscrições são feitas na própria instituição e o curso oferece a cada aluno o vale-transporte, material didático exclusivo da Abadeus e o certificado após a conclusão.

Tainara Fernandes, de 17 anos, teve a oportunidade de fazer o curso no ano passado e, desde então, sua vida mudou. Ela conheceu o curso através de uma amiga que já havia feito e estava empregada. E foi assim que ela chegou na Abadeus, com o mesmo sonho de poder conseguir um emprego e se tornar uma pessoa mais qualificada. “Meu professor nos incentivava a sermos pessoas melhores, dizia que a gente podia chegar onde a gente queria, era só acreditar nos nossos sonhos. Aprendemos muito a como se portar numa entrevista, o que falar, que roupa usar, e isso me ajudou muito a conseguir meu primeiro emprego”, comenta. Atualmente, ela em uma empresa de confecção e pretende seguir na carreira de moda.

“Ser jovem é ser empreendedor de sonhos”

Desde que foi criado, o programa já capacitou cerca de 1.060 jovens, e atualmente, são cerca de 450 que estão com carteira assinada, além de muitos outros que também estão trabalhando. A sede da Abadeus fica localizada no bairro Cristo Redentor, mas compreende alunos de diversos lugares, que têm esperança de realizar seus sonhos. 

E, dessa forma, o projeto segue ajudando um jovem, dois, três, dezenas, centenas, milhares, a serem empreendedores de suas vidas, como aprendem no curso, e mais do que isso, não desistir de seus sonhos. Como cita o professor Jean Carlos Morell no livro “Ser jovem é ser empreendedor de sonhos”, que é utilizado no curso, “ser jovem é mais uma questão de escolha, menos uma questão de idade. É um estado de espírito, uma atitude, disposição, imperativo atemporal. A essa juventude não é possível impor medidas ou parâmetros”.

A preocupação constante com a capacitação / Divulgação

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito