Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CPI das Americanas: “Atrás dessa fraude existem culpados”, diz relator

Comissão Parlamentar foi organizada para apurar inconsistências contábeis da grande varejista
Por Giovana Bordignon Brasília, DF, 18/05/2023 - 16:58
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o anúncio das Lojas Americanas sobre inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões em 11 de janeiro, a Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (17) uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o caso. Segundo o relator designado, o deputado federal catarinense Carlos Chiodini (MDB), o próximo passo é agir pontualmente apontando os verdadeiros culpados.

“Atrás dessa fraude existem culpados, quem são? O caso Americanas coloca em temor toda a credibilidade do mercado”, exclamou o relator. Na instalação da CPI, os integrantes escolheram o deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) para a presidência da comissão. O primeiro vice-presidente será o deputado Junior Mano (PL-CE) e o relator designado pelo presidente será Chiodini.

CPI busca apurar inconsistências

Com uma dívida de R$ 43 bilhões, a grande varejista está em suspeita de fraude. O objetivo da CPI é apurar essas inconsistências. A Comissão se faz necessária pois o “episódio com as Americanas, assim, afeta a credibilidade de todo o mercado de ações no Brasil”. “Com o intuito de regulamentar essas práticas, para que não gere uma bolha e outras empresas sigam o mesmo caminho, foi instalada essa CPI”, esclareceu Chiodini.

Comissão tem prazo de 120 dias para conclusão

Segundo o deputado, a duração, a partir desta quarta-feira, é de 120 dias para a conclusão da CPI. Como relator, ele está trabalhando em um plano de trabalho que deve ser apresentado na próxima terça-feira (23), para que outros membros da Comissão aprovem.

“A partir desse momento, a gente pode seguir uma trajetória ouvindo diversos fatores, que vão desde auditores independentes, contadores, investidores, pessoas do próprio mercado de capitais, os bancos, acionistas dessa empresa e, principalmente, os executivos que era quem estava no dia a dia controlando essa operação”, detalhou o deputado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito