Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Covid-19: 70% das crianças ainda não foram vacinadas em Araranguá 

Administração municipal pede aos pais que levem o público-alvo às unidades de Saúde 
Por Gregório Silveira Araranguá, SC, 18/07/2022 - 11:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Araranguá, cresce a preocupação com o fraco índice de vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos. Nesta faixa etária, o município possui 6.484 crianças e até o momento imunizou aproximadamente 1.677 com a 1ª dose, o que equivale a 30% da meta, e apenas 953 para a 2ª dose. 

“Araranguá, como todos os outros municípios do Brasil, tem registrado baixa procura para a vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos. Nós conseguimos atingir a meta de quase 1.700 doses. Isso é muito baixo, considerando a importância que tem a vacinação e o quanto ela é eficaz, não só contra a Covid, pois no momento que estamos vacinando estamos estimulando o sistema imunológico a reagir. O organismo acaba combatendo assim, muitas outras doenças, especialmente as síndromes gripais”, explica Daiane Biff, secretária de Saúde de Araranguá. 

Aumento de casos 

De acordo com Daiane o período de isolamento social acabou potencializando a infecção entre crianças. “Pensando na questão da baixa procura, temos visto altos índices de internação de crianças por conta de síndromes gripais. Foram quase dois anos sem irem à escola, sem estarem expostas aos vírus, como era em tempos anteriores. Com o retorno das aulas os organismos não estão tão preparados para lidar com essas doenças. Isso fez com que o índice de síndromes gripais aumentasse consideravelmente. Os hospitais estão lotados e com falta de leitos de UTI. São crianças improvidas nos corredores aguardando uma vaga. Muitas acabam indo a óbito por não conseguirem leito de UTI. Isso vem muito também do reflexo da falta de vacinação. Por isso é importante que os pais tenham responsabilidade”.

Dia D

A secretária ainda adianta que o município está programando um dia especial para tentar aumentar os índices de vacinação. “Pedimos aos pais que venham vacinar as crianças. Não somente contra a Covid, mas tem a influenza, bem como as vacinas de rotina que também estão disponíveis. Temos vistos algumas doenças que eram erradicadas e estão retornando, como é o caso do sarampo. Então vamos imunizar nossas crianças. Todas as unidades de saúde de Araranguá têm as doses à disposição. A Covid, por ser mais especifica, está sendo realizada no Bom Pastor, nas terças, durante todo o dia. No sábado, dia 23, estamos programando um dia especial para aqueles pais que não conseguem levar as crianças durante a semana. Será das 8h até as 13hs, no Bom Pastor”. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito