Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cooperaliança adquire triturador de galhos para reforçar manutenção da rede elétrica

Equipamento de R$ 330 mil agiliza podas, reduz quedas de energia no meio rural

Por Redação Criciúma, 25/07/2025 - 17:35 Atualizado em 25/07/2025 - 17:40
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com foco na segurança do fornecimento de energia, a Cooperaliança investiu na aquisição de um moderno triturador de galhos, que transforma os resíduos das podas de árvores em material orgânico reutilizável. A iniciativa reforça o serviço de manutenção das redes, especialmente em áreas rurais, onde a vegetação próxima à fiação é uma das principais causas de interrupções.

Quase 50% da área de concessão da Cooperaliança é composta por zonas rurais com muitas árvores próximas às redes de distribuição, o que exige atenção constante com a poda preventiva. De janeiro a junho deste ano, mais de 80 solicitações de poda foram registradas. Atualmente, esse serviço é realizado por uma empresa terceirizada, que não consegue atender toda a demanda. “Antes, era necessário encher caminhões com os galhos e levá-los até o local de descarte. Agora, com o triturador, todo o processo é feito no local da poda, o que evita deslocamentos desnecessários”, explica o presidente da Cooperaliança, Dedê de Jesus. 

Além disso, o equipamento evita o descarte inadequado dos resíduos e permite que esse material retorne à natureza de forma útil. O composto gerado será doado a agricultores da região, contribuindo para o aproveitamento sustentável dos resíduos. É um ganho para o meio ambiente e para a comunidade.

O triturador foi adquirido durante a edição deste ano do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), com a presença da equipe técnica da cooperativa e do presidente. Os profissionais responsáveis pelo manuseio da máquina passaram por treinamento específico e receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. Com a equipe capacitada, o triturador já está em uso pelas equipes de campo.

O encarregado de operações elétricas da Cooperaliança, Júlio Pedro da Silva Neto, reforça a importância da participação da população. “É fundamental que a comunidade colabore evitando plantar árvores diretamente sob a rede ou muito próximas dela. As árvores são importantes para o meio ambiente, mas devem ser plantadas com consciência, fora da faixa de segurança”, orienta.

Com a chegada do novo triturador e a capacitação de funcionários, a Cooperaliança passa a contar com uma equipe própria dedicada exclusivamente à manutenção da vegetação. O equipamento, que representou um investimento de R$ 330 mil, torna o trabalho mais ágil, reduz a dependência de prestadores externos e otimiza os recursos operacionais.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito