Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada segunda-feira

Com o tema 'Vozes, direitos e fome', evento ocorrerá no auditório 105 da Unesc, das 13h às 18h
Por Redação Criciúma - SC, 13/07/2019 - 10:35
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Visando manter o grupo atuante e elaborar um plano municipal, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Criciúma promoverá a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma. O evento ocorre na próxima segunda-feira (15), das 13h às 18h, no auditório 105 da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), localizado no bloco P.

O encontro contará com a presença da presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Santa Catarina, Rita de Cassia Maraschin da Silva, que ministrará a palestra inicial, e de representantes da sociedade civil, como de Organizações Não Governamentais (ONGs), Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Abadeus, Bairro da Juventude, entre outras entidades. Através da temática 'Vozes, direitos e fome', serão discutidas questões ligadas aos direitos humanos na alimentação adequada, além das ações feitas no município e possíveis melhorias que visam garantir uma alimentação de boa qualidade para toda a população.

De acordo com o secretário do Comsea de Criciúma, Guilherme Costa de Oliveira e Silva, a ideia é discutir todos esses assuntos e, posteriormente, encaminhar propostas à 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. "A segurança alimentar é algo muito amplo para se discutir, mesmo porque envolve vários setores, desde o fornecimento da produção, o apoio a um agricultor e até a questão da formulação de uma merenda escolar", afirma. Com isso, após a palestra de abertura, serão formados grupos de trabalho, conforme orientações do conselho estadual.

Durante o evento também serão eleitos novos delegados, respeitando a quantidade de participantes: a cada 50, dois delegados representantes da sociedade civil e um da parte pública, que ficarão responsáveis de encaminhar as demandas à etapa estadual.

Para a presidente do Comsea de Criciúma, Renata Manique Barreto, o evento é fundamental. "Ele permite o diálogo e estimula a organização da sociedade, por meio da integração dos três poderes, em todas as esferas do governo, para que possamos discutir os avanços que irão refletir positivamente no direito humano à alimentação adequada e saudável e, consequentemente, na saúde da população", frisa.

Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Criciúma

O Comsea de Criciúma foi instituído pela lei municipal nº 6.817, de 2016, com objetivo de estabelecer relações de cooperação com conselhos municipais, estaduais e nacionais de segurança alimentar e nutricional.

Também é dever do conselho propor e se pronunciar a respeito de diretrizes da política municipal de segurança alimentar a serem implantadas pelo governo. Anualmente, projetos e ações são inclusos na lei de diretrizes orçamentárias e no orçamento do município. Além disso, é dever do conselho criar formas de articular e mobilizar a sociedade civil organizada, no âmbito da política e da segurança, indicando prioridades, além de realizar estudos, organizar e implementar as conferências.

Tags: unesc

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito