Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comunidade renova canteiros de horta comunitária, em Araranguá

Atividades foram desenvolvidas neste sábado, dentro de projeto experimental de uma pesquisa de mestrado
Por Redação Araranguá, SC, 19/03/2023 - 19:35
Foto: Divulgação / Comunicação Araranguá
Foto: Divulgação / Comunicação Araranguá

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Moradores do Jardim das Avenidas, em Araranguá, voltaram à ativa no processo de renovação da sua horta comunitária, durante a manhã deste sábado. Mobilizados pela associação de moradores local, eles limparam canteiros antigos, prepararam novos e fizeram o plantio de hortaliças e plantas medicinais.  

Os trabalhos ajudaram a recuperar boa parte dos canteiros, que tiveram seu plantio anterior apodrecido em razão da forte chuva ocorrida há algumas semanas. "Só havia sobrado o canteiro com cebolinha verde. Todos os demais canteiros foram perdidos", informa o engenheiro ambiental e Sanitarista Eduardo Fernandes Martinello, idealizador do projeto comunitário.

Conforme Martinello, além da limpeza dos canteiros, foi realizada a trituração de material de poda para a cobertura do solo. Quanto ao plantio, foram semeadas mudas de salsinha e cebolinha, tomate cereja, alface, repolho, cenoura, pimentão, rúcula, alho, manjericão, sálvia, anador, dentre outros itens. Toda produção é revertida à própria comunidade por valores simbólicos e o excedente doado a entidades filantrópicas.

Ao final dos trabalhos, os participantes realizaram um almoço de confraternização, com costela assada, pão, arroz à grega e salada.

O projeto

A horta comunitária do Jardim das Avenidas compreende uma etapa experimental da pesquisa de mestrado de Martinello, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Intitulada "Agricultura Urbana como Estratégia de Combate à Insegurança Alimentar: Estudo de Caso em Comunidade do Extremo Sul Catarinense", o estudo levanta a viabilidade (financeira, social e ambiental) da implantação de hortas comunitárias no município de Araranguá. O mestrando é orientado pelos professores Wanderley de Jesus Souza e José Carlos Virtuoso (coorientador),

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito