Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comissão de Saúde pede volta parcial das cirurgias eletivas em SC

Pedido de liberação ao Estado foi reforçado por deputados estaduais nesta semana
Por Redação Florianópolis, SC, 01/05/2020 - 11:58 Atualizado em 01/05/2020 - 14:17
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai pedir à Secretaria de Estado da Saúde a liberação das cirurgias eletivas em parte dos hospitais catarinenses. A iniciativa foi aprovada na última quarta-feira, 29, durante reunião virtual, levando em consideração o fato de que muitas unidades hospitalares interromperam sua principal fonte de arrecadação devido à pandemia do Covid-19, mas os leitos destinados ao atendimento desses casos ainda não estão sendo utilizados.

De acordo com o deputado Valdir Cobalchini (MDB), o número de reclamações é intenso. “Em muitos hospitais os leitos não estão sendo usados e isso [cirurgias eletivas] representa boa parte da remuneração das instituições”, comentou. O parlamentar citou que em várias unidades do Meio-Oeste, Planalto Norte e Oeste, a fila de espera é grande. “Aqui em Caçador, em Videira e Curitibanos, onde neste momento a situação do coronavírus está relativamente tranquila, as cirurgias poderiam voltar a ser feitas”, avaliou.

A ideia é que sejam criados critérios para a retomada e eventual nova suspensão conforme o agravamento da pandemia. Segundo o deputado José Milton Scheffer (PP), a falta de faturamento para os hospitais vai gerar um problema ainda maior para o Estado.

“Alguns de médio porte não vão conseguir se manter até julho, pois só a política hospitalar catarinense não é suficiente para mantê-los em atividade”, alertou. O representante da região Sul sugeriu que volte a ser liberada a realização, por parte dos municípios, dos exames de média e alta complexidade. O tema será incluído no ofício que será encaminhado à Secretaria.

Integrante do Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que monitora e coordena as ações de controle do coronavírus em Santa Catarina, o deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB) informou que já havia apresentado a demanda para o governo do Estado há três semanas, mas não obteve resposta até o momento. De acordo com ele, está se criando outra situação de profunda preocupação.

“No caso do Hospital São José, em Jaraguá do Sul, todos os cirurgiões estão parados”, contou. Para o deputado, lá e em outros lugares, o problema vai se agravar de duas maneiras: na financeira e na perda de expertise, pois as equipes cirúrgicas estão se desfazendo. “A experiência não se compra”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito