Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Começa amanhã a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

Crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos devem receber as doses
Por Redação Criciúma - SC, 05/08/2018 - 15:53
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começa nesta segunda-feira (6), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, com meta de imunizar mais de 11 milhões de crianças em todo o país. O público alvo são crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos (quatro anos e 11 meses), público mais suscetível a complicações por ambas as doenças. A campanha segue até o dia 31 de agosto, tendo o dia 18, um sábado, como o Dia D de Mobilização Nacional.

Foram adquiridas 28,3 milhões de doses de ambas as vacinas, totalizando R$ 160,7 milhões, conforme o Ministério da Saúde. Todos os estados do país já receberam 871,3 mil doses da Vacina Inativadas Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice Viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba).

A vacinação será feita de forma indiscriminada neste ano, o que quer dizer que todas as crianças dentro da faixa etária estabelecida serão vacinadas, mesmo aquelas que estão com o esquema vacinal em dia. Neste caso, as vacinas serão um reforço.

A Campanha Nacional de Vacinação ocorre em meio a, pelo menos, dois surtos de sarampo no país: em Roraima e no Amazonas. Já em relação a poliomielite, 312 municípios registraram baixas taxas de cobertura vacinal contra a doença.

Com informações da Agência Brasil.

No Estado

No mês passado revelou-se que Santa Catarina tem, em 2018, os piores índices de vacinação infantil dos últimos sete anos. Em todo o Estado, oito municípios estão com cobertura vacinal baixo de 50% para a poliomielite. Segundo a gerente de Imunização da Dive/SC, Vanessa Vieira da Silva, em entrevista ao Jornal das Nove, não faltam doses, mas as pessoas estão deixando de procurar por achar que a doença não existe mais.

No mesmo mês, o Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre a importância de imunizar crianças menores de cinco anos, mesmo se tratando de uma doença erradicada no país desde os anos 1990.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito