Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Combate às fake news é um dos principais desafios nas Eleições 2018

Presidente do TRE-SC fala sobre principais mudanças políticas neste ano
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 07/08/2018 - 09:33
(foto: reprodução/ TJ-SC)
(foto: reprodução/ TJ-SC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O último fim de semana foi de convenções partidárias em todo o país. Alianças foram fechadas, candidaturas definidas e, agora, os partidos se preparam para as campanhas eleitorais.  A Justiça Eleitoral já está preparada para garantir que tudo funcione na mais perfeita ordem nas Eleições 2018. Sobre isso, o desembargador Ricardo Roesler, presidente do TRE-SC, falou no Programa Adelor Lessa desta terça-feira (7).

“A norma prevê a entrega das atas até um dia depois das convenções com coligações e candidatos definidos. Esse prazo se esgotou ontem. Até o dia 15 de agosto os candidatos deverão solicitar o registro das candidaturas que serão analisadas pelo TRE. Os partidos poderão trocar um candidato pelo outro, esta é a norma”, explicou.

Roesler falou ainda sobre as principais mudanças para as eleições deste ano, após a Reforma Política do ano passado. “Eu destaco aqui o impulsionamento de redes sociais e o financiamento público e não mais com empresas, com pessoas jurídicas. Além disso, as doações de pessoas jurídicas também poderão ser feitas através do crowdfunding ou seja, as vaquinhas da internet. Estas são as principais alterações. Nos preocupamos também com o prazo curto e com as notícias falsas”, afirmou.

O presidente do TER-SC afirmou que o combate as notícias falsas é algo recente. “Não que as notícias falsas sejam novidade, mas tomou uma proporção grande a partir da possibilidade de sua repercussão pelas redes sociais e nós estamos nos preparando para enfrentar essa situação. Nós estamos reagindo às representações. Temos a parceria das empresas que administram as plataformas digitais. Estamos trabalhando em sintonia para minimizar os efeitos do que pode acontecer”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito