Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Com Selic alta cenário é favorável para investimentos

Cooperativas de crédito oferecem maior retorno financeiro e fomentam recursos na própria comunidade

Por Redação Criciúma, 22/08/2025 - 11:17 Atualizado há meio minuto
Foto: Marcello Casal Jr
Foto: Marcello Casal Jr

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Depois de sete altas consecutivas desde 2024, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 15% ao ano. É o maior índice desde 2006. A Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras, segundo o Banco Central do Brasil. A intenção é controlar a inflação, mas juros elevados encarecem o crédito, reduzem o consumo e aumentam o custo de capital para empresas, exigindo replanejamento financeiro de famílias e negócios.

 

Por outro lado, quem pretende e pode investir acaba tendo bons rendimentos nesse cenário, segundo Marcos Pissetti, gerente regional da Acentra. “Eu sempre digo que todo momento é bom para investir. Mas, especialmente agora, esse aumento da Selic traz um rendimento maior para o público investidor em renda fixa, já que são aplicações atreladas à taxa. Aqui na Acentra, por exemplo, a maioria da nossa carteira é de renda fixa, como o IPCA+, previdência privada, poupança e LCI – conforme disponibilidade de lastro. Além disso, todos os investimentos disponíveis na cooperativa trazem grande possibilidade de ganho em relação ao mercado financeiro tradicional, o que é outra vantagem significativa”, explica.

 

Outra vantagem de investir por meio de uma cooperativa é o FGCoop – Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito, um recurso para evitar riscos ao investidor. “É um seguro para os cooperados que fazem investimentos conosco. Em caso de problemas com a instituição, o valor de até R$ 250 mil por CPF e por CNPJ está garantido. Além disso, se o cooperado tiver investimento em mais de uma cooperativa, ele tem a mesma garantia do recurso em ambas. Isso é uma vantagem muito significativa em comparação ao mercado financeiro tradicional, onde o investidor recebe pelo FGC apenas o valor atrelado ao CNPJ ou ao CPF, e nunca aos dois”, destaca.

 

Escolha por profissionais capacitados ajuda a diminuir riscos

 

Marcos Pissetti também lembra que investimentos precisam ser feitos com atenção e cuidado. “Começar investindo pouco é melhor do que não começar investindo muito. Mas sempre é importante que quem pretenda investir analise sua situação pessoal e procure a cooperativa para ofertar o produto ou serviço mais adequado. Para isso, temos diversos especialistas em todos os nossos 12 locais de atendimento, em sete cidades do Sul catarinense. Nossa equipe é preparada para ajudar o associado e orientá-lo a diversificar e organizar os investimentos”, explica.

A Acentra também investe em educação financeira para a comunidade, oportunizando que tanto cooperados quanto não cooperados participem de cursos e formações por meio de uma plataforma online (https://educacao.ailos.coop.br/#/). 

 

Investimentos na cooperativa permanecem na própria comunidade

 

“Outras vantagens de investir por meio de uma cooperativa são a solidez, o cuidado com o cooperado, a pessoalidade e a proximidade. Além disso, na cooperativa, o associado também é dono, participa das decisões e da divisão dos resultados financeiros. Assim, parte do valor investido volta para ele como lucro, fomentando recursos na própria comunidade”, destaca Pissetti.

Segundo dados do Anuário Brasileiro do Cooperativismo, feito pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o número de cooperados no país aumentou 68% em 2025 em comparação a 2020. “Este ano foi declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. Isso reflete a tendência de que o cooperativismo ganhe cada vez mais espaço por conta de tantas vantagens ofertadas ao associado e do entendimento da força e do impacto que o cooperativismo exerce na comunidade”, avalia.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito