Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Com previsão de frio intenso, Governo de Criciúma reforça cuidados com as plantações

Baixas temperaturas estão previstas na região a partir desta quarta-feira
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 26/07/2021 - 20:40
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Preocupada com as plantações locais, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Gerência de Agricultura e Agronegócio, reforçou ações para mitigar os estragos causados pelo frio intenso que está previsto para os próximos dias. O setor entrou em contato com os agricultores, alertando para as recomendações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).

"Apesar de algumas culturas se beneficiarem com as baixas temperaturas, a maioria deve passar por uma série de cuidados especiais para evitar grandes prejuízos. Mesmo com cultivos variados na região, os principais que podem ser afetados são os de hortaliças e de bananas", explica o gerente de Agricultura e Agronegócio, Vanderlei Zilli.

Para as hortaliças, a recomendação é manter, nos dias previstos para geada, os equipamentos aspersores ligados até o amanhecer. A água terá temperatura maior em relação ao ambiente, formando uma camada de vapor que protegerá as plantas. Brássicas que estiverem em floração devem ter as folhas amarradas no topo, de modo a proteger os brotos.

No caso dos pomares de banana, mais sensíveis às geadas, deve-se suspender o transplantio de mudas até que o frio perca intensidade. Além disso, é aconselhado a antecipação da colheita e ensacamento de cachos não colhidos. Após a geada a recomendação é eliminar as folhas secas.

Para mais informações e orientações sobre outros cultivos basta acessar o site da Epagri (epagri.sc.gov.br), órgão do governo estadual responsável por fornecer tecnologia e informação para o meio rural.