Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com investimento recorde, Jorginho garante que Celesc continua pública

Na manhã desta terça-feira (9), Plano de Investimentos da companhia foi apresentado
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 09/05/2023 - 16:13 Atualizado em 09/05/2023 - 16:31
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O fundo de investimento da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), o maior da história da companhia, será todo custeado com recursos próprios. Com esse volume de capital, o governo garante que a empresa continue sendo pública.

“A Celesc está colocando R$ 4,5 bilhões não só no sistema elétrico, mas também em geração. Todos recursos vindos da própria companhia, da sua tarifa, ou seja, recursos regulatórios”, diz o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.

O investimento permite que o setor empresarial se planeje, tendo sua infraestrutura básica administrada para fazer os próprios investimentos. Com isso, é possível fazer a economia de Santa Catarina girar.

“Com certeza, o estado está dando mais um passo em direção ao planejamento. É um investimento super-relevante, energia é fator em competitividade, é indução de desenvolvimento, é uma infraestrutura básica para que o estado possa evoluir”, salienta o secretário.

Não privatizar a companhia é compromisso do Governo

Com os recursos próprios, a Celesc consegue se manter como companhia pública, apesar de nunca ter sido intenção do governo torná-la privada. O governador de SC, Jorginho Mello diz, inclusive, que é um compromisso com os funcionários que a companhia não seja privatizada, mas que ela tem que ser diferente e não acomodada.

“Esse tipo de ação e os próprios indicadores e índices que a empresa tem, comparados ao Brasil, mostram que, mesmo sendo uma empresa pública, ela pode ser competitiva, adequada e prestar um bom serviço a sociedade”, destaca Siewert. “A Celesc sempre foi um exemplo e assim continuará sendo”, conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito