Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com agravamento da matriz de risco, toque de recolher no estado

Nada poderá funcionar da meia noite às 5h. Decreto do Governo Estadual deve sair nesta quinta-feira
Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 02/12/2020 - 18:56 Atualizado em 02/12/2020 - 19:07
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Na matriz de risco divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde, Amrec, Amesc e Amurel seguem no gravissímo. Das 16 regiões, apenas uma não está no risco potencial gravissímo: o Extremo Oeste segue em nível grave. Da semana passada para esta, subiram de nível as regiões do Alto Uruguai e Foz do Rio Itajaí. A taxa de transmissibilidade apresenta-se como gravíssima em 14 regiões.

Devido a este agravamento, ficou decidido, em reunião entre o Governo do Estado e prefeitos, que haverá toque de recolher que deverá ser decretado nesta quinta-feira, 3. “Qualquer ambiente de concentração será incluído no toque de recolher e não poderá funcionar da meia noite às 5h. PO prefeito prefeito Clésio Salvaro também sugeriu estender o horário de estabelecimentos, o que nós entendemos, quanto mais extenso o horário, menos aglomeração”, falou o secretário Municipal de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Transporte e comércio

Ainda por sugestão do prefeito de Criciúma, ficou a cargo de entidades que regem diferentes segmentos como: comércio, supermercados e outros serviços essenciais, a opção de ampliar o horário de atendimento ao público, como forma de minimizar aglomerações em horários de pico.

Os ônibus continuam a circular normalmente, e, com apoio da gestão via  Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a lotação máxima será de até 70%, com possibilidade de mais veículos disponíveis para população. Também foi sugerido para o Governo do Estado a remoção do ICMS sobre os combustíveis das empresas de ônibus.

O Governo do Estado de Santa Catarina também deverá promover uma campanha de conscientização sobre os cuidados diante da pandemia do novo coronavírus.  O decreto será publicado nesta quinta-feira, dia 3.

Agravamento

Ainda de acordo com a Matriz, apenas as regiões do Planalto Norte e Extremos Oeste não tiveram um aumento no número de óbitos. No índice de capacidade de atenção, que mede a taxa de ocupação de UTIs, destaque para a elevação da região do Foz do Rio Itajaí, que na última semana se apresentava como moderado (cor azul) e agora encontra-se em gravíssimo (cor vermelha). 

O Governo do Estado vem realizando uma série de reuniões para fortalecer as ações de combate a pandemia buscando junto aos municípios fortalecer as ações de fiscalização e vigilância. Durante o último final de semana também foi firmado o compromisso do repasse de R$ 44 milhões, até 31 de dezembro deste ano, para a reativação imediata de 205 leitos de UTI para tratamento da doença. Além disso, a Política Hospitalar Catarinense (PHC) foi prorrogada - em teto máximo - por mais 10 meses.
Desde o dia 24 de novembro, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 46.545 novos casos e 325 óbitos causados pela Covid-19.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito