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Colisões com pássaros é motivo para cancelamentos de voos da Azul

Justificativa não convenceu a RDL Aeroportos, responsável pela administração do Aeroporto de Jaguaruna;
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 02/08/2017 - 12:02 Atualizado em 02/08/2017 - 12:08

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Na semana passada a Azul Linhas Aéreas emitiu uma nota informando a alteração nos horários de voos que chegam e saem do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.

A decisão, que causou descontentamento, foi justificada em oficio encaminhado para a Associação Empresarial de Criciúma (Acic). De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, os dois motivos pelos quais os voos foram cancelados foram: a diminuição do volume de passageiros e incidentes seguidos ocasionados por aves.

“Esses dois pontos não justificam. Eles disseram que o voo é inviável economicamente e isso nos chama a atenção. Porque a média de ocupação destes voos é de 60 a 0%”, contou o presidente da Acic, César Smielevski.

Problemas com aves

De acordo com a RDL Aeroportos, empresa que administra o Aeroporto de Jaguaruna, até junho de 2017 1586 voos, entre pousos e decolagens, foram feitos no local. Destes, apenas 17 colidiram com pássaros. “É 1,15% de toda a operação de voos. Isso é pouco para ser motivo de cancelamento. Essa justificativa nos causou estranheza”, explicou Fernando Linhares De Castro, gerente de operações da RDL Aeroportos.

Segundo Castro, em 2016 foram apenas duas colisões entre pássaros e aeronaves. Mas a partir do momento em que passaram a fazer voos noturnos o número teve aumento considerável. Os acidentes acontecem porque durante a noite os pássaros vão até o aeroporto para repousar e em busca de insetos para alimentação.

“Com o balizamento da pista ligado os insetos se dirigem pra lá e as aves vão em busca dos insetos. E desta forma acontecem as colisões”, esclareceu Castro.

Para tentar resolver o problema, uma bióloga foi contratada e criou um plano de gerenciamento com diferentes opções para o aeroporto. “Uma das alternativas, por exemplo, foi reduzir o número de insetos na pista colocando refletores longe dela”, contou. As iniciativa tiveram efeito e em junho e julho não foram registradas colisões.

“Sabemos desse problema e estamos tentando resolver. Mas todo aeroporto enfrenta isso e Jaguaruna não é diferente”, finalizou.

Em nota a Azul informou que quem já comprou bilhete será reembolsado ou terá a troca para outro voo.

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