Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Colheita do arroz irrigado tem estimativa de crescimento de 5%

Abertura oficial da colheita ocorre nesta terça-feira, em Turvo; região de Criciúma já colheu 10% da safra
Por Heitor Araujo Turvo - SC, 10/02/2020 - 15:00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nestaa terça-feira, 11 de fevereiro, começa oficialmente a colheita do arroz irrigado no Sul catarinense. Em Turvo, um evento realizado pela Coopersulca em parceria com a Epagri e outras instituições, ocorre a partir das 7h30min. A previsão da Epagri para este ano é uma produção 5% maior do que em 2019, devido à diminuição da colheita no ano passado, causada pelo forte calor no período de floração.

O arroz irrigado é a cultura agrícola de verão mais importante do Sul do Estado, que também tem força no plantio do fumo. Os 31 municípios da região são responsáveis por 65% da área cultivada de arroz irrigado em Santa Catarina. 

Com esse crescimento de 5% na safra, a estimativa é de que os rizicultores locais colham uma média de 156 sacas do cereal por hectare. “Essa é uma produtividade normal, tendo em vista uma pequena queda na safra passada, em decorrência do excesso de calor no período de floração”, explica Gláucia de Almeida Padrão, analista da Epagri/Cepa. Os números podem sofrer variações ao longo da safra.

No Sul, há 2.535 famílias rizicultoras, pouco mais da metade do total de produtores de arroz irrigado do Estado, que chega a 5.030. A região concentra 48, das 66 empresas beneficiadoras de arroz de Santa Catarina. Só a região de Araranguá conta com 30 empreendimentos desta natureza.

Apesar de abertura oficial da safra de arroz estar marcada para o dia 11 de fevereiro, a região de Criciúma já colheu 10% do total plantado, enquanto os municípios do entorno de Araranguá colheram 5%. Na região de Tubarão a colheita ainda não começou.

Na terça-feira, em Turvo, a abertura da colheita está marcada para as 11h, com a presença da Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter. A abertura oficial integra o 12º Campo Demonstrativo Coopersulca.

Serviço

O que: 2ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Santa Catarina e 12º Campo Demonstrativo Coopersulca

Quando: dia 11 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 7h30min. A cerimônia de abertura acontece a partir das 11h

Onde: em Turvo, na propriedade de Mario Valentin Bez Batti e Irene Bez Batti Marcon, localizada na SC 285, na comunidade de Livramento

Informações e entrevistas: Edson Borba Teixeira, gerente regional da Epagri em Criciúma, pelos fones (48) 34031073 / 99622-1605

Programação

7h30min às 11h – visitação nas áreas de arroz, milho, soja e pastagem da propriedade

11h às 12h – Abertura Oficial da Colheita de Arroz Irrigado de Santa Catarina

A partir das 12h30min – almoço

A partir das 14h30min – show com Marília Dutra

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito