Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coletiva esclarece casos suspeitos de meningite

Autoridades da área da saúde do município reforçam que nenhum caso foi confirmado; até o momento foram dois óbitos
Por Amanda Farias Criciúma, SC, 25/09/2019 - 09:50 Atualizado em 25/09/2019 - 10:34
Foto: Amanda Farias / 4oito
Foto: Amanda Farias / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi convocada na manhã desta quarta-feira, 25, uma coletiva de imprensa para explicar os possíveis casos de meningite que alarmaram a população nesta semana, após dois óbitos de bebês que frequentavam o CEI Aníbal Maria Di França. No momento, nenhum dos dois casos foi confirmado como meningite, sendo que a confirmação se dará em dez dias após laudo do Lacen/SC, que é o Laboratório Central de Saúde Pública. Ao longo da semana, dez crianças passaram pelo Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), duas delas vieram a óbito, duas seguem em observação no pronto socorro (estáveis) e as outras seis foram liberadas.

O secretário municipal de saúde do município, Acélio Casagrande, reforça que os casos serão esclarecidos em breve. “Todos os cuidados foram feitos, e nós vamos continuar fazendo isso na medida em que nós vamos também reforçar a nossa equipe ainda mais para esclarecer isso à comunidade”, comenta. 

Todos os que tiveram contato com as crianças que estiveram sob suspeita de meningite, receberam uma medicação, a chamada quimioprofilaxia, que é uma medida de prevenção ou também serve para evitar o desenvolvimento da doença nos indivíduos infectados. 

O diretor técnico do município, Ronald Benedet Barroso, explica que existem alguns tipos de meningite bacteriana. “Tem a A, B, C, W, Y, X, e a nossa cobertura vacinal é a da meningite C, que forma 70% dos casos. Todas as crianças vacinadas estão cobertas pela meningocócica C, aquelas pessoas que tiveram contato direto com essas crianças, têm que fazer a quimioprofilaxia”, comenta.

Vale ressaltar que todas as crianças que estão sob suspeita de meningite estavam vacinadas, a apenas após o laudo do Lacen é que se poderá ter uma explicação para esse contágio. As escolas CEI Maria Di França e também a Eliza Sampaio Rovaris serão higienizadas nesta semana e as aulas serão retomadas na próxima sexta-feira, 27.

Para o neuropediatra do HMISC, Eraldo Belarmino, o mais importante nesse momento é identificar as causas responsáveis por esses dois óbitos e tomar as medidas preventivas.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito