Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Coleta seletiva de Criciúma passará a beneficiar voluntários no ano que vem

Pontos de Entrega Voluntária serão instalados no município no início do próximo ano
Por Paulo Monteiro Criciúma, SC, 16/12/2019 - 11:59 Atualizado em 16/12/2019 - 12:01
foto: reprodução/Amanda Farias
foto: reprodução/Amanda Farias

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município de Criciúma estará instalando, a partir do início do próximo ano, Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos sólidos recicláveis domiciliares que poderão beneficiar a própria comunidade criciumense. Isto porque, ao entregar os resíduos em um dos Pontos, o cidadão acabará acumulando um certo valor que será descontado na tarifa de lixo cobrada no IPTU em 2021
 
De acordo com o presidente do Fundo de Saneamento Básico (Funsab) de Criciúma, Luiz Juventino Selva, o município irá cobrar do cidadão a entrega deste resíduo, que deverá ser limpo e separado corretamente pelo criciumense antes de ir para o Ponto de Coleta, beneficiando-o futuramente. 
 
“A partir do PEV, o resíduo é pesado e, dependendo do peso, o cidadão acaba sendo bonificado em um valor de dinheiro que vai se somando ao longo de todas as entregas do ano e, no ano seguinte, quando ele for pagar a taxa de coleta, ele receberá este desconto”, destacou Luiz.
 
O presidente da Funsab ressalta ainda que o morador de Criciúma paga, em média, cerca de R$ 500 de taxas de resíduos durante um ano todo, e que este programa pode trazer uma economia de até 50% para o bolso do cidadão. Todo a entrega e coleta do lixo será controlada através de um aplicativo de controle de gestão - que dará a prefeitura um maior manejo sobre o desconto que deverá ser aplicado para cada cidadão.
 
Segundo Luiz, será necessário, no máximo, 50 pontos de coleta de entrega voluntária, que deverão ser colocados em pontos estratégicos como postos de gasolina, escolas e universidades - instituições que já mostraram interesse no projeto. Para aqueles que aderirem ao PEV, será dado um selo de Amigo do Meio Ambiente, mostrando a interação e a preocupação da entidade com a natureza.
 
“Pela primeira vez está sendo lançado um programa de reciclagem de resíduos em que absolutamente todos saem ganhando. O cidadão, que não recebia nada para separar o lixo, agora vai ganhar. O catador também, porque irá receber o lixo já limpo antes de coletar. Já a natureza, nem se fala”, comentou Luiz. “Agora entraremos com os procedimentos licitatórios para contratar o aplicativo, os pontos de coleta e as parcerias”, concluiu.
 

Tags: PEV

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito