Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Colégio Unesc leva as “Máscaras da Solidariedade” à região dos trilhos

Proposta iniciada em sala de aula, no Ensino Médio, levou alunos a visitar o Bairro Tereza Cristina neste sábado
Por Redação Criciúma, SC, 21/11/2021 - 10:28 Atualizado em 21/11/2021 - 10:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Máscaras produzidas em ação no Colégio Unesc chegaram a moradores de uma das regiões mais vulneráveis de Criciúma na manhã deste sábado, 20. Tudo começou com o “Máscaras da Solidariedade”, uma iniciativa da professora Kéruly Bardini com estudantes das primeiras séries do Ensino Médio.

“No componente curricular Oficina de Textos, levantamentos uma reflexão sobre as máscaras e sua importância na história da humanidade”, contou a professora. “Na conversa, houve uma analogia entre os papéis sociais e a relação com a importância adquirida pela máscara no contexto atual”, observou. Daí, veio a ideia de produzir uma série de máscaras, a partir de um projeto de empreendedorismo social.

“Hoje as máscaras estão na vida de todos, diariamente, como uma ferramenta de proteção”, justificou Kéruly. “Com a pandemia, veio a instabilidade emocional, pela incerteza das proporções do vírus. Muitos ficaram isolados, distantes do que faziam até então, e foram acometidos pela tristeza”, pontuou. “Considerando tudo isso, nossos alunos trabalharam na criação de artes para a produção das máscaras”, relatou.

Daí veio a questão posterior: produzidas as máscaras, onde entrega-las? “A ideia era fomentar essa promoção de bem-estar que as máscaras simbolizam. E que essa ação contribua na construção de projetos de vida dos estudantes e também do público beneficiado, afinal, desenvolveu-se empatia e forneceu inspiração e motivação”, argumentou. Com tudo isso, veio a escolha natural por uma área das mais carentes de Criciúma.

Nesse ponto, o “Máscaras da Solidariedade” alcançou o Trilho da Saúde, projeto de extensão de cunho social e assistencial, conduzido por professores e acadêmicos dos programas de Residência Multiprofissional, de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e o núcleo de Saúde Coletiva da Unesc.

“Planejamos, então, uma entrega de máscaras na região atendida pelo Trilho da Saúde”, contou Kéruly. Os alunos se reuniram na Unesc e foram até o Bairro Tereza Cristina, na região dos trilhos, onde o projeto vai quinzenalmente promover diversas ações com a comunidade.

A ação impactou fortemente os alunos do Colégio Unesc que ficaram cerca de duas horas percorrendo as ruas e conversando com a população, entregando as máscaras. “Quando fui no trilho para fazer o projeto eu recebi um choque de realidade, ao perceber a diferença tão grande de perspectivas de vida de pessoas que moram tão perto”, contou o estudante Ethan Gouvêa Zanette Mota.

Para a aluna Isabele Zeferino Gonçalves, a experiência foi incrível. “Me senti muito bem participando dessa ação. Foi muito importante pra mim isso, pois é uma realidade muito distante da nossa. Eu adorei”, analisou. “A iniciativa de unir ação social com presença na comunidade e produção de sala de aula, alcançou seus objetivos”, avaliou a professora Kéruly.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito