Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CNH será cassada em crimes de contrabando e descaminho

Lei tem objetivo de prevenir e reprimir as infrações
Por Redação Criciúma, SC, 11/01/2019 - 18:15 Atualizado em 11/01/2019 - 18:34
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A  lei 13.804, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11), dispõe sobre medidas de prevenção e repressão ao contrabando, ao descaminho, ao furto, ao roubo e à receptação, trazendo uma importante alteração no Código de Trânsito Brasileiro: o acréscimo do artigo 278-A.

No caso de contrabando e descaminho, se o infrator se utilizar de um veículo para cometer esses crimes, além de estar sujeito às penas de reclusão de dois a cinco anos (contrabando) e de um a quatro anos (descaminho) já previstas no código penal, estará sujeito também à cassação de sua habilitação para dirigir pelo prazo de cinco anos. Essa nova penalidade será aplicada no momento da condenação judicial transitada em julgado.

Além  disso, se o condutor for preso em flagrante delito cometendo esses crimes, poderá ser decretada pelo juiz, em qualquer fase da investigação ou da ação penal, a suspensão da permissão ou da habilitação para dirigir. Passado o período de cinco anos, o condutor condenado poderá requerer sua reabilitação desde que se submeta a todos os exames necessários à habilitação.

Em  2018, a Receita Federal realizou em Santa Catarina onze prisões em flagrante  delito pelo cometimento dos crimes de contrabando e descaminho, sendo oito prisões conduzidas pela equipe da Receita Federal em Florianópolis e três pela equipe de Blumenau.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito