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Cliente Amigo: um serviço para empresas que querem se aproximar dos clientes

Projeto de autoria de Claiton Pacheco vem ajudando entidades há mais de 10 anos
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 12/05/2020 - 14:49 Atualizado em 12/05/2020 - 14:51
Foto: reprodução
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Um mal atendimento ou a péssima entrega de um produto pode fazer com que os clientes se afastem cada vez mais de uma empresa. Muitas vezes, essas falhas acabam não sendo percebidas em sua essência, mas sentidas pelos empresários na hora de medir o crescimento ou a diminuição do rendimento da entidade de um mês para o outro. E é para solucionar esse problema e aproximar as organizações dos consumidores que surgiu o Cliente Amigo.

Criado pelo economista e secretário de Desenvolvimento Sustentável de Criciúma, Claiton Pacheco, o serviço surge de uma percepção sua em relação a importância do atendimento para o sucesso de uma empresa. “Sou de uma família de varejo e sempre vi na loja familiar as pessoas entrarem, comprarem, voltarem se tornando clientes e continuarem voltando até se tornarem amigos. O Cliente Amigo surgiu dessa minha experiência de atendimento ao cliente, de ver o quanto é importante o atendimento ao cliente para a manutenção e o crescimento de qualquer negócio”, disse Claiton.

O serviço começou a ser oferecido à Postos de Gasolina inicialmente, evoluindo para o foco principal voltado à redes de lojas e franquias que dependem do varejo. “De forma geral, o nosso trabalho é se conectar com essas empresas e monitorar a satisfação dos colaboradores e clientes, para garantir a entrega de uma experiência diferenciada aos clientes dessas entidades”, destacou.

Claiton ressalta que, normalmente, é a sua própria empresa que vai em busca de oturas entidades para oferecer o serviço. Quando o oposto ocorre, é porque algo relativamente sério em relação ao atendimento ao cliente acontece - seja pela perda de um ou grande diminuição de frequência de consumidores. 

Como funciona o serviço

O que começou com pouca tecnologia em meados dos anos 2000, com a entrega periódica de relatórios sobre o comportamento de seus clientes, acabou evoluindo para a digitalização total. “Hoje nossos clientes tem acesso ao monitoramento digital, em que colocamos informações e vamos abastecendo-as. Esse indicador é abastecido o tempo todo, todos os dias, horas e minutos, a medida que as informações vão sendo obtidas e os clientes vão preenchendo as pesquisas”, disse.
 

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