Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cirquinho do Revirado apresenta espetáculo “Amor por Anexins” em fevereiro no litoral catarinense

Aprovado no Edital Aldir Blanc de Santa Catarina – edição 2021, o projeto prevê apresentações gratuitas em seis cidades; programação marca os 20 anos da peça
Por Redação Criciúma, SC, 29/01/2022 - 07:02
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O tradicional espetáculo de rua “Amor por Anexins”, apresentado mais de 500 vezes em 17 estados pelo Grupo Cirquinho do Revirado, completa duas décadas e levará arte e cultura a 6 cidades do Litoral Catarinense. A circulação da dramaturgia brasileira, que já ultrapassa um século do seu lançamento, será nas praias de São Francisco do Sul, Barra Velha, Bombinhas, Imbituba, Rincão e Arroio do Silva, aproveitando o movimento turístico do verão. O calendário inicia dia 4 de fevereiro.

Serão duas semanas de apresentações, em um momento de comemoração em dose dupla. Além do espetáculo completar 20 anos, o Cirquinho do Revirado inicia a celebração de seus 25 anos. Para o ator e também um dos criadores do grupo, Reveraldo Joaquim, o projeto é uma ótima maneira de celebrar. “Pretendemos dar visibilidade a um espetáculo que ultrapassa duas décadas de cena, tendo seu elenco principal mantido até os dias de hoje. A peça é uma referência no Teatro de Rua do Brasil. Quando o grupo leva para a rua um clássico de Arthur Azevedo com Pernas de Pau, quebra a quarta parede e tem no texto um pretexto para o teatro ir à rua”, afirma.

As apresentações no litoral foram pensadas estrategicamente e a expectativa é de um grande público para todos os dias, devido ao movimento no litoral. Assim, será possível compartilhar a cultura e a beleza da peça com um maior número de pessoas. “Apresentar nas praias do Litoral Catarinense é sinônimo de sucesso, pois encontramos, nas noites, centenas de pessoas em busca de lazer e cultura. Em “Amor por Anexins”, levaremos um espetáculo para toda a família, que tem reflexões e que diverte ao mesmo tempo que transforma”, frisa Reveraldo.


•          4 de fevereiro, sexta-feira, às 20 horas: São Francisco do Sul, Rua Babotinga, próximo ao Mercado Público).

•          5 de fevereiro, sábado, às 20 horas: Barra Velha, Praça Central Lauro Carneiro de Loyola.

•          6 de fevereiro, domingo, às 20 horas: Feira Cultural de Bombas, Bairro de Bombas, Rua Gaturamo.

•          11 de fevereiro, sexta-feira, às 20 horas: Imbituba, Avenida Beira mar, próximo à academia ao ar livre.

•          12 de fevereiro, sábado, às 20 horas: Rincão, nova praça da Zona Sul, próximo ao Supermercado Beira-Mar

•          13 de fevereiro, domingo, às 20 horas: Arroio do Silva, Praça Central Agustinelli (Ao lado da quadra central)

Saiba mais sobre a peça

Com 45 minutos, a peça de rua é de Arthur Azevedo e propõe uma espécie de reflexão de valores sobre temas atuais. O texto foi escrito pelo autor aos 15 anos, em 1870, e conta de forma cômica a história do velho solteirão Isaías, que tenta conquistar a viúva costureira Inês, por meio de anexins - ditados populares.

O espetáculo mistura teatro, circo e música, sendo feito tudo ao vivo. O uso do elemento circense das pernas de pau em é uma forma de chamar atenção das pessoas que, ao formarem uma roda e transformar a rua em picadeiro, tem toda a condição de assistir à peça de qualquer distância. As pernas de pau também são usadas como uma extensão do corpo dos atores, que no jogo da cena colocam o público na apreensão por verem a possibilidade de os atores caírem das pernas ao fazerem movimentos acrobáticos, trazendo adrenalina do circo para uma peça de teatro.

O “Amor por Anexins” interpretado pelo Cirquinho do Revirado

A apresentação feita pelo Cirquinho do Revirado teve inúmeras exibições em Criciúma e região, além de outras localidades, destacando-se: a circulação no Palco Giratório, em 2013, dentro do Festival Internacional de Teatro em São José do Rio Preto, São Paulo; Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba, 2003, também em São Paulo, onde ganhou 8 dos 8 prêmios concedido na categoria “Teatro de Rua”, e em 2002 no 10º Festival Nacional de Teatro de Florianópolis - Isnard Azevedo - , quando recebeu os prêmios de melhor espetáculo, melhor maquiagem, melhor figurino e melhor ator, obtendo ainda indicações para melhor atriz e melhor direção.

Para sua montagem, em 2001, sob direção de Lourival Andrade, o projeto foi aprovado entre os 73 selecionados de 678 inscritos no programa EnCena Brasil, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), e estreou no ano de 2002, na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. “Circular com o espetáculo é uma constante do Cirquinho, que tem, na sua produção, apresentações gratuitas em praças públicas, juntando a arte do teatro com habilidades e elementos circenses que o grupo incorpora em praticamente todas as suas montagens teatrais”, conta Joaquim.

Trata-se de uma comédia farsesca adaptada para o espaço da rua com pernas de pau, que traz letras e músicas originais de Arthur Azevedo, trabalhadas pelo compositor Jefferson Bittencourt, de Florianópolis. “É um espetáculo já consagrado em nível Nacional, sendo, portanto, o espetáculo ideal para que se cumpram os objetivos propostos no projeto e no Edital Aldir Blanc de Santa Catarina – edição 2021. Poder comemorar os 20 anos da estreia do espetáculo é valorizar a longevidade que uma obra pode alcançar, e assumir que ela é viva e está em constante mudança, evoluindo com o tempo e sendo parte da história de um grupo, mantendo também a sustentabilidade do mesmo”, afirma Reveraldo.

O espetáculo é indicado para toda a família. A apresentação na rua se propõe a chegar nas pessoas de forma direta, ignorando qual a classificação socioeconômica de quem está ali. “O teatro de rua tem na sua característica principal a linguagem direta e democrática, aproximando pessoas de várias faixas sociais, sendo todos e todas espectadores que trocam sorrisos e emoções. A arte de rua coloca frente a frente pessoas que se tornam espectadores de outras pessoas, sendo também protagonistas de suas felicidades e de suas frustrações. Parar e assistir um espetáculo de rua é o que espera qualquer artista, porém o fato de que aquela arte chamou atenção das pessoas, interferiu no cotidiano dela, já é o efeito da arte, exposta naquele lugar, naquele momento em que ela fez seu papel”, completa o ator.

Ficha técnica completa

Espetáculo: Amor Por Anexins
Autor: Arthur Azevedo
Duração: 45min
Categoria:  Circo/ Rua
Direção: Lourival Andrade
Atuação: Yonara Marques, Fabio Murillo e Reveraldo Joaquim
Cenografia: O grupo
Iluminação: Marcelo Ciepielewiski
Figurino: Norma Ribeiro
Maquiagem: Carlos Eduardo Silva
Composição musical: Jefferson Bittencourt
Design Gráfico: Sérgio Honorato
Produção/divulgação: Empresa Artístico Cultural Marques Joaquim
Operadores de Som: Luan Marques Joaquim
Assessoria de Imprensa: Leonardo Ferreira
Social Mídia: João Gabriel

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito