Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Ciência e religião lado a lado

Do Avesso recebeu nesta segunda-feira o médico psiquiatra Alexander Moreira de Almeida
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 05/11/2018 - 16:42 Atualizado em 05/11/2018 - 23:00
(foto: Mano Dal Ponte)
(foto: Mano Dal Ponte)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Ele é médico psiquiatra, fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora e atua na investigação das relações entre saúde e espiritualidade. No Do Avesso desta segunda-feira (5), Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam Alexander Moreira de Almeida.

“O desafio do aprendizado não tem fim. Isso é o mais divertido. Eu como psiquiatra estudo a mente e o comportamento humano é o desafio. Essa energia nos mantem sempre motivados a estudar, conhecer mais e ajudar mais as pessoas”, contou o psiquiatra.

Almeida conta que já na faculdade teve interesse em fazer a iniciação científica. Também foi na graduação que surgiu o interesse em pesquisar sobre religião e saúde. “É interessante como isso começou. Eu fazia iniciação científica em patologia, estudava lesões de ratos. Aí, de repente, saíram duas matérias na grande mídia sobre cirurgia espiritual. Uma totalmente favorável e outra totalmente contra. Aí eu percebi que as duas matérias eram pré-concebidas e nenhuma tinha evidências claras a favor ou contra”, relembrou.

Foi então que o jovem estudante propôs a orientadora estudar casos de cirurgias espirituais feitas pelo médium João de Abadiânia. “O fato é que existe. Ele, sem anestesia, fazia incisão, retirava tecidos do paciente. Os pacientes não tinham infecção posteriormente. A gente não conseguiu, a longo prazo, ver como os pacientes ficavam depois, pois não tínhamos recursos para isso. Mas este foi o primeiro passo que nos motivou a estudar. A ciência deve sim estudar esse assunto”, afirmou.

Confira o Programa do Avesso na íntegra: 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito