Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cia O Sombrista promove acessibilidade à cultura

Produção cultural, expressão vocal, teatro de sombras para crianças e teatro de rua são as opções
Por Redação Criciúma, SC, 11/03/2022 - 20:03 Atualizado em 11/03/2022 - 20:06
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chegou o momento de dar vida ao talento que existe escondido aí dentro, participando do Cardápio Cultural de Oficinas Artísticas. A Cia O Sombrista vai oportunizar, nos dois últimos finais de semana de março e no primeiro de abril, quatro oficinas culturais gratuitas. Os encontros serão realizados em Criciúma e Turvo. 

O projeto tem o objetivo de inserir e capacitar 320 pessoas ao mundo da arte. "A ideia é um 'cardápio' recheado de opções culturais, ampliando o acesso de bens culturais à população e aos fazedores de cultura e arte, de forma gratuita. É o norte desse projeto", enfatiza Giancarlo Carlomagno, artista idealizador.

Tudo será compartilhado no Instagram @osombrista.

Democratizar o conhecimento e acesso à cultura

A proposta da CIA foi estruturada sob quatro pilares que se conectam ao tema de cada uma das oficinas. Conforme Carlomagno, a iniciativa possibilita contribuir para o surgimento de melhores e mais completos profissionais da arte, ampliando conhecimentos e democratizando o acesso à cultura:

A produção cultural é o primeiro passo para coletivos, grupos ou artistas solos começarem suas trajetórias de uma forma assertiva.

Por meio da oficina de teatro de sombras pretende-se contribuir para a construção de seres humanos melhores, usando a potência transformadora das sombras no processo do convívio social no ambiente escolar.

A expressão vocal vem ao encontro da busca por uma educação vocal adequada para profissionais da voz, sejam eles músicos, locutores, dubladores, artistas ou de qualquer outro ramo que utiliza esta competência. 

Trabalhar com teatro de rua é um dos trabalhos mais difíceis nas artes cênicas. A proposta aqui é contribuir para a formação de novos artistas ou coletivos de teatro de rua. 

O Cardápio Cultural de Oficinas Artísticas é um projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal, e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Cronograma de oficinas e inscrições

A participação já pode ser garantida na bio do Instagram - @osombrista - ou via QR Code. A oficina de teatro de sombras será ministrada na Escola Jorge Schutz, em Turvo, para mais de 230 crianças e não há inscrições disponíveis. Para os demais momentos, são 30 vagas para participação presencial. Já a aula inaugural, que ocorre na oficina de produção cultural, será online e terá um número ilimitado de lugares. Em cada oficina, haverá um intérprete de libras para pessoas com deficiência auditiva ou baixa audição.

Oficina de Produção Cultural

Ministrantes: Diana Manenti e Giancarlo Carlomagno

Público: A partir de 17 anos.

Duração:12 horas aula. 

Dias: 24 e 25/03 (18h às 21h) e 26 (das 9h às 12h e das 14h às 17h)

Local: Auditório Secretaria da Educação (Nereu Ramos, 588 – Turvo/SC)

*Esta modalidade contará com 01 aula inaugural on-line, através de Live no Canal do Youtube "O Sombrista".

Oficina de Expressão Vocal

Ministrantes: Diana Manenti e Poliana Peres

Público: A partir dos 18 anos. 
Duração: 4 horas aula
Dias: 29 e 31/03 (18h às 20h)
Local: Sede Cirquinho do Revirado (Maria Quitéria, 36 - Nossa Sra. da Salete, Criciúma/SC)


Oficina de Teatro de Sombras para Crianças 

Ministrantes: Diana Manenti, Giancarlo Carlomagno e Poliana Peres

Público: Estudantes do ensino Fundamental I (de 6 a 10 anos).
Duração: 9 horas aula
Dias: 28/03  (13h15 às 17hs15) e 01/04 (7h20 às 11h20)
Local: Eeb Jorge Schutz (Estrada Mun., 1129 - Centro, Turvo – SC)

Oficina de Teatro de Rua 

Ministrante: Giancarlo Carlomagno
Público: A partir dos 16 anos.

Duração: 4 horas aula

Dias: 02/04 (14h às 18h) 

Local: Sede Cirquinho do Revirado (Maria Quitéria, 36 - Nossa Sra. da Salete, Criciúma/SC)

O Sombrista - a CIA

Há pouco menos de cinco anos a CIA ganhou vida, idealizada pelos atores Diana Manenti e Giancarlo Carlomagno, ambos com raízes no teatro de sala e de rua respectivamente. Apesar de entender-se como grupo apenas em 2017, os integrantes já haviam experimentado a linguagem em outros trabalhos, e desenvolveram iniciativas anuais que levavam oficinas de teatro de sombras às escolas, com experimentação, criação de roteiros e performances com alunos.

Ainda que jovem, o grupo já traz uma rica bagagem. Em 2020, a CIA foi contemplada no edital #SCulturaemsuacasa, onde apresentou a performance "Às Sombras de Anita" inspirada na vida de Anita Garibaldi. Em 2021, a CIA foi contemplada com três prêmios de fomento à cultura: o Prêmio Elisabete Anderle, pela montagem e apresentações do espetáculo "Às Sombras de Anita", e no edital Aldir Blanc, com o desenvolvimento de oficinas e um experimento em audiodescrição.

A expertise técnica do grupo é enriquecida com experiência e com formação. Os fundadores frequentaram o curso de imersão "Territórios Desconhecidos - Vivência no Teatro de Sombras", ministrado pela CIA Lumbra no Vale do Arvoredo em Morro Reuter, Rio Grande do Sul. A oportunidade também foi o início desse novo caminho artístico.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito