Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chegou a vez de Turvo receber o lançamento do Plano de Desenvolvimento

Evento ocorre na próxima quinta-feira, dia 19
Por Redação Turvo, SC, 18/05/2022 - 22:01
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Turvo
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Turvo

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nesta quinta-feira (19/05) o protagonismo será dos moradores de Turvo. Será neste dia que eles irão começar a construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico do município. O evento ocorre a partir das 19h30min, no Centro de Eventos Professora Iria Angeloni Carlessi, no bairro Cidade Alta e é conduzido pela Unesc, Sebrae/SC, Amesc e Governo Municipal. "Convocamos a população turvense para participar do lançamento. Um Plano bastante inteligente, que quem administra é o Sebrae/SC e a Unesc. É fundamental a participação de todos para nos envolvermos nas decisões do desenvolvimento do nosso município. Conto com a participação de todos", destaca o prefeito Sandro Cirimbelli.

Até agora, já receberam o lançamento, as cidades de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio, Balneário Gaivota, Timbé do Sul, Meleiro, Morro Grande e Jacinto Machado.

Em paralelo, municípios que já fizeram o lançamento, realizam o workshop, momento em que, de maneira online, população e lideranças apresentam ideias, projetando as cidades para os próximos dez anos. "A metodologia que utilizamos representa muito o que é uma Universidade Comunitária. Nós temos um processo de escuta qualificada muito importante, porque coloca as pessoas que residem neste lugar como autoras do processo. Hoje fizemos o engajamento, que definimos como dia do start deste processo. Depois teremos o momento da escuta, que já começa agora com a consulta pública, um instrumento por onde as pessoas podem participar de modo digital, podendo colocar as suas ideias. Depois fizemos o workshop, quando estaremos, de modo virtual, pensando quais os  desafios que temos atualmente neste municípios, quais as oportunidades, e como imaginamos estar em 2033", destaca a  pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Para a coordenadora municipal do Plano, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Evelise Menegaro, espera-se  que as pessoas formadoras de opinião e a população em geral participem e tenham engajamento no projeto. "É um projeto importante que conta com a participação da Unesc, que é universidade sempre presente na melhoria da qualidade de vida do nosso município, e também do Sebrae, que é um incentivador das empresas para o aprimoramento e melhoria nos resultados. Além dos planos municipais, teremos o plano de desenvolvimento regional da Amesc que vai beneficiar toda a região ao integrar todos os municípios", pontua.

Depois de Turvo, quem receberá o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico será a cidade de Praia Grande. A população da cidade se reúne para iniciar o planejamento visando os próximos dez anos na segunda-feira (23/05), a partir das 19h30min.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º - Evento de lançamento, quando Unesc, Sebrae/SC e Amesc convidam a população de cada uma das 15 cidades a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º - Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que podem apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º - Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º - Após estas etapas, a Unesc, o Sebrae/SC e a Amesc farão a entrega do documento em novembro deste ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito