Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Chegaram 500 doses da vacina pentavalente em Criciúma

Vacinas estão sendo distribuídas pelas unidades de saúde, e algumas ficaram de estoque
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 01/11/2019 - 16:58
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma recebeu 500 doses da vacina pentavalente. O lote chegou na quinta-feira, 31, e está sendo distribuído pelas unidades de saúde do município. “São 200 doses a mais do que nos mês passado. A gente esperava um quantitativo maior. A gente tem diversas crianças na fila”, disse a técnica de enfermagem do setor de imunização, Kelli Barp Zanette.

Não é possível afirmar quanto tempo as doses irão durar. “A gente fez a distribuição conforme a unidade de saúde, as de grande porte receberam mais. A gente sabe que não supre a necessidade, mas pelo menos não podemos dizer mais que o estoque tá zerado”, detalhou Kelli.

Sempre no início de cada mês o Ministério da Saúde faz a entrega de vacinas para os municípios. Para novembro foram 22 mil doses em Santa Catarina. Segundo a técnica de enfermagem, a expectativa era de que o número de doses oferecidas em outubro e novembro fosse maior, para regularizar toda a fila de espera.

“Toda vacina adquirida pelo Ministério da Saúde vai para um controle de qualidade, para ficar tudo certinho e ela poder ser administrada. Provavelmente alguns lotes ficaram no estoque para análise”, explicou. Só que em agosto e setembro Criciúma não recebeu doses da pentavalente, o que agravou a fila.

“A gente fala que está zerado quando não tem a vacina em nenhuma sala de vacinação. Neste momento as nossas unidades de saúde estão recebendo a pentavalente e ainda ficamos com algumas aqui para reabastecer o estoque, temos 150 doses e distribuímos 350”, contou.

Qual é a importância dessa vacina?

A vacina protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b. “Como ela é pentavalente, ela protege contra cinco patologias. É preciso vacinar para manter a cobertura vacinal elevada. O objetivo é inibir e bloquear que essas patologias possam atingir algumas pessoas, principalmente as crianças”, afirmou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito