Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Centro Cultural recebe reunião do Núcleo de Estudos Açorianos

Cerca de 50 integrantes do grupo, oriundos de várias cidades do litoral catarinense, estiveram no encontro
Por Redação Criciúma, SC, 17/07/2019 - 20:23 Atualizado em 18/07/2019 - 00:57
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Centro Cultural Jorge Zanatta foi palco do encontro do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) nesta terça-feira, 16. Aproximadamente 50 pessoas de várias cidades catarinenses se reuniram para dialogar sobre a colonização açoriana em Santa Catarina. A iniciativa também contou com a participação do Grupo Açor Sul Catarinense.

No local, os alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Silva Alvarenga realizaram uma apresentação da Dança da Fita, tipicamente portuguesa, como forma de dar boas-vindas aos visitantes. A maior parte dos integrantes do NEA se concentra na Grande Florianópolis e no litoral Norte de Santa Catarina, onde a cultura açoriana é mais forte. O Centro Cultural recebeu pessoas também de Palhoça, Biguaçu, Itajaí, Itapema, Penha, Balneário Piçarras, entre outras cidades. Já do Sul, além de Criciúma, haviam representantes de Içara, Sombrio e Balneário Gaivota.

Para o diretor cultural da FCC, Evandro Bortolotto Prêmoli, a iniciativa beneficia a cidade criciumense. “Em Criciúma, entre as várias etnias que foram responsáveis por colonizar a região, destaca-se a portuguesa. É uma ótima forma de entender como o lugar em que vivemos sofreu uma grande influência de diversos povos”, destaca.

Sobre o NEA

O NEA foi fundado em 1984 junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para estudar, identificar e conhecer a base cultural açoriana em solo catarinense. “Estamos em 49 municípios e nos reunimos mensalmente em diferentes localidades para fazermos nossas atividades. Além disso, utilizamos o momento para projetarmos a Festa da Cultura Açoriana, que é feita a cada ano, sempre em uma cidade diferente, mostrando como Santa Catarina é rica em cultura”, explica o coordenador do NEA, Francisco do Vale Pereira.

Ao longo de toda a faixa litorânea de Santa Catarina, o NEA compreende aproximadamente 110 integrantes. Em Criciúma, existe o Grupo Rancho Açoriano, que se reúne aos domingos, no Centro de Eventos José Ijair Conti. “Em nossos encontros ocorrem danças, confraternizações e muita conversa”, aponta o presidente do Grupo Rancho Açoriano, Evani Tereza.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito