Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Celesc, primeira brasileira de energia a conquistar prêmio internacional

Programa Bônus Motor, que ajudou a renovar parque fabril catarinense, conquistou uma das 11 categorias do AEE International Award 2020
Por Redação Florianópolis, SC, 15/10/2020 - 16:43 Atualizado em 15/10/2020 - 16:53
Diretor de Distribuição da Celesc, Sandro Levandoski / Divulgação
Diretor de Distribuição da Celesc, Sandro Levandoski / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Representantes de empresas com projetos em Eficiência Energética dos quatro cantos do mundo estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 14, durante a cerimônia virtual de AEE International Award 2020, realizada diretamente de Las Vegas. O time da Celesc, formado pelo coordenador do Projeto Bônus Motor da Celesc, Arthur Laureano Rangel, o gerente de P&D e Eficiência Energética, Thiago Jeremias, o diretor de Distribuição, Sandro Levandoski e o  gerente do Departamento de Projetos, Marco Gianesini, representou o Brasil e recebeu o prêmio na categoria Projeto Inovador de Energia, pelo programa "Bônus Motor".

A Celesc conquistou o título na categoria Projeto Inovador de Energia do Ano 2020 com o Programa "Bônus Motor" que promoveu a substituição de motores antigos por novos, mais modernos e eficientes,ajudando, principalmente, a renovar o parque industrial do estado utilizando um sistema de bônus financeiro. Em 12 meses, o programa substituiu mais de 1,7 mil motores, o que representou uma economia total de 18,64 GWh, número correspondente ao consumo de aproximadamente 7,5 mil moradias no período de um ano. Em motores, foram vendidos R$ 14,87 milhões, dos quais R$ 5,02 milhões foram pagos pela Celesc. Os clientes participantes tiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.

Arthur Rangel Laureano explicou que, para os participantes, essa foi uma maneira simples de reduzir drasticamente o investimento necessário para comprar um motor de alta eficiência que proporciona economia de energia substancial, permitindo que seus participantes consumam menos eletricidade e aumentem sua competitividade. Por outro lado, a mudança representou a oportunidades de desenvolvimento a toda a cadeia produtiva e econômica catarinense, que reflete no trabalho e nos lares das pessoas e, principalmente, colaborar com a preservação da principal herança para as gerações futuras, que é o meio ambiente.

O diretor de distribuição da Celesc, Sandro Levandoski, reforçou que a empresa vem trabalhando muito forte no programa de eficiência energética e em 2019 alcançou o montante histórico de 11 milhões de dólares em investimentos nesta área. "Neste contexto, estamos muito felizes com o prêmio AEE International recebido pelo Programa Bônus Motor. É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e uma motivação para novos desafios", agradeceu.

Sobre o Programa Bônus Motor

O Programa Bônus Motor foi desenvolvido visando atender a Chamada PEE ANEEL nº 002/2015 e é voltado aos consumidores das classes Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviço Público ou Rural, com registro no CNPJ e adimplentes com a Celesc, cujos motores antigos se encaixarem em requisitos como potência, ano de fabricação e tempo mínimo de operação. Sua finalidade é promover a eficiência energética por meio da substituição de motores elétricos antigos ou recondicionados por motores novos, mais modernos e mais eficientes, utilizando um sistema de bônus.

Conheça os ganhadores das 11 categorias

 

Engenheiro de energia do Ano 2020
Emily Thorn Cortnay

 

Gestão Corporativa de Energia
Rudin Management Company

 

Gestão Institucional de Energia
The Universtity of Cincinnati

 

Desenvolvimento Profissional de Energia
Bassam AbuHiljheli

 

Gerente de Energia do Ano
Lawrence Fabina

 

Inovador em Energia do Ano
Saquib Sajjad

 

Seção de projetos da premiação

 

Projeto do Ano (Nacional)
The Heart Center Huntsville Project

 

Projeto de Energia do Ano (Internacional)
The GEF South Africa National Industrial Energy Efficiency Project

 

Projeto Inovador de Energia do Ano
Programa Bônus Motor

 

Jovem Profissional de Energia do Ano
Erin Lawrence, General Motors
Bryan Lang, ETC Group

 

Serviço Distinto
Lori Moen, presidente da AEE 2019

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito