Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

CBF altera protocolo de testagem de atletas para Covid-19

Exames agora poderão ser realizados em laboratórios locais
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 12/08/2020 - 15:45 Atualizado em 12/08/2020 - 15:48
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou o protocolo que garante a testagem de atletas em relação ao novo coronavírus. Já para a próxima rodada do Brasileirão, inclusive o da Série C, os clubes poderão realizar os exames de PCR através do laboratório local autorizado pela CBF, facilitando a logística e a velocidade de resultados.

Anteriormente, os clubes tinham de fazer o teste PCR e enviar ao hospital Albert Einstein, em São Paulo, que retornava os exames aos times depois de algum tempo. Acontece que o método acabou gerando alguns problemas em relação ao atraso dos resultados, devido a grande demanda do hospital paulista que não atende somente à Confederação de Futebol.

Clubes como o Goiás, por exemplo, ainda aguardavam pelo resultado dos exames de Covid-19 poucos momentos antes da partida contra o São Paulo, no último domingo, que acabou tendo que ser adiada. No Criciúma, o resultado dos exames chegou na noite anterior ao jogo contra o Londrina.

“Agora poderemos fazer essa coleta e ter uma logística muito melhor, um resultado mais rápido com melhor tempo para poder passar à comissão técnica, que pode ajustar o time para a próxima rodada”, destacou o médico do Criciúma, Ricardo Furtado. 

O drama do Covid-19 no Tigre

De acordo com o médico do clube, o resultado do teste PCR acabou deixando três jogadores de fora da última partida. “O teste apontou para três atletas, só que dois destes já tiveram a infecção prévia e não estão mais no período de transmissão da doença. Tiveram há mais de 20 dias, e o resultado positivo novamente devido ao fato do PCR ser um exame que detecta um fragmento do RNA viral que pode ficar sendo detectado em até 90 dias”, declarou Ricardo.

Um dos jogadores, no entanto, testou positivo pela primeira vez e segue em isolamento, cumprindo todos os protocolos de segurança necessários.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito