Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Catharina Sour passa a figurar em guia internacional de estilos de cerveja

Reconhecimento torna a “propriedade intelectual” catarinense como o primeiro tipo de cerveja brasileiro
Por Redação Criciúma - SC, 05/07/2018 - 18:00
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os cervejeiros artesanais do Brasil alcançaram uma esperada conquista nesta quarta-feira (4), com a confirmação da inclusão da Catharina Sour ao guia de estilos do Beer Juice Certification Program (BJCP). O órgão certificador criado nos EUA para catalogar os principais tipos e escolas de cerveja do mundo passou a reconhecer o estilo criado em Santa Catarina, o primeiro do Brasil na lista.

Um dos responsáveis pela criação do estilo, Idney Nuno José, do Liffey Brew Pub, de Palhoça, conta que as Catharina Sour são cervejas ácidas com adição de fruta. O nascimento do estilo de cerveja ocorreu do planejamento de uma receita de Berliner Weiss e amadureceu para a ideia da criação de algo novo e característico para o Brasil. “Na ocasião o resultado se distanciou muito da Berliner Weiss e pensamos em um novo nome para que os consumidores assimilassem que se tratava de um produto diferente. Logo depois a Catharina Sour virou um projeto e ganhou a adesão de outras cervejarias”, conta Nuno.

Atualmente cerca de 30 cervejarias de seis estados brasileiros fabricam receitas de Catharina Sour. Mais de 70 frutas diferentes já foram experimentadas em produtos levados ao mercado. Entre as opções disponíveis no mercado está a Saint Catherine, da Saint Bier. O rótulo fabricado na Cervejaria Santa Catarina tem uva bordô na composição. “Como prevê o estilo, a Saint Catherine apresenta uma leve acidez no paladar com o inconfundível sabor da uva”, sublinha o sommelier da Cervejaria Santa Catarina, Alfredo Brittes.

Tags: cerveja

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito