Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Catarinense toma posse em Brasília como vice-presidente da OAB Nacional

"Precisamos modernizar a OAB e conectá-la com a advocacia para que advogadas e advogados tenham um senso de pertencimento. Isso é muito importante, porque ter uma advocacia valorizada é ter uma sociedade valorizada", afirma Rafael Horn
Por Redação Florianópolis, SC, 16/03/2022 - 21:19
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O catarinense Rafael Horn tomou posse, na noite desta terça-feira (15/2) como vice-presidente da OAB Nacional, um cargo inédito para a advocacia do Estado. Ex-presidente da OAB/SC na gestão 2019/2021, ele representa o Estado no Conselho Federal da OAB após quase 30 anos sem que um catarinense ocupasse um dos cargos da diretoria nacional, que agora é conduzida, na presidência, pelo advogado amazonense Beto Simonetti. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal do Conselho Federal da OAB no YouTube.

A posse em Brasília foi prestigiada por uma grande comitiva de lideranças da advocacia do Estado, tendo à frente a sua sucessora na Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio. "Sua gestão moderna, conectada com as mudanças, inovadora e inclusiva na OAB/SC tornou-se exemplo entre as Seccionais do País. O Rafael Horn também tirou do papel o discurso da inclusividade e pôs em prática a tão sonhada paridade de gênero na OAB, abrindo caminhos que me posicionaram na missão de seguir representando a advocacia catarinense", destaca Cláudia.

"Serão três anos desafiadores sob a liderança de Beto Simonetti. Enfrentaremos questões como mercado de trabalho e necessidade de valorização da advocacia brasileira. Ela precisa ser apoiada pela instituição que a representa na defesa de suas prerrogativas em todos os rincões do País, ter valorizadas a defesa dos seus honorários e a importância de uma remuneração digna. Essas lutas terão pleno apoio da diretoria do Conselho Federal. Precisamos modernizar a OAB e conectá-la com a advocacia para que advogadas e advogados tenham um senso de pertencimento. Isso é muito importante, porque ter uma advocacia valorizada é ter uma sociedade valorizada", afirma Horn.

Posse mostra força e prestígio da maior entidade de classe

A posse festiva da nova gestão da OAB Nacional também foi uma demonstração da força e prestígio da advocacia, que tem a maior entidade de classe do País, reunindo 1,2 milhão de profissionais, e também da credibilidade desta nova diretoria. Entre as dezenas de autoridades presentes, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional da Justiça, Luiz Fux, outros oito ministros do STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além de representantes de todos os poderes e órgãos institucionais. Entre as bandeiras da nova gestão estão o diálogo com a advocacia e a manutenção de uma OAB apartidária.

TRAJETÓRIA: conselheiro federal eleito por Santa Catarina em 2021, Horn foi eleito em janeiro como vice-presidente Nacional da OAB. Na OAB/SC, já exerceu os cargos de secretário-geral (2007/2009), tesoureiro (2016/2018) e a presidência da Seccional (2019/2021), além de já ter sido eleito conselheiro federal por Santa Catarina (2010/2013). No fim do ano passado, encerrou uma gestão considerada inovadora mesmo tendo enfrentado os efeitos da pandemia, e elegeu Cláudia a sua sucessora, sendo a primeira mulher a assumir a presidência da OAB/SC em 89 anos de existência da instituição, após uma vitória com vantagem de quase 4.500 votos sobre o segundo colocado e com repercussão nacional.

A nova diretoria do CFOAB:

Presidente: José Alberto Simonetti, atual secretário-geral do CFOAB
Vice-presidente: Rafael Horn, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/SC
Secretária-geral: Sayury Silva de Otoni, eleita conselheira federal pelo Espírito Santo
Secretária-geral adjunta: Milena da Gama Fernandes Canto, eleita conselheira federal pelo Rio Grande do Norte
Tesoureiro: Leonardo Pio da Silva Campos, ex-presidente e conselheiro federal eleito pela OAB/MT

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito