O Banco Central decretou, na manhã desta quarta-feira (18), a liquidação extrajudicial do Banco Pleno, ex-Voiter, com a extensão do regime especial à Pleno Distribuidora Títulos e Valores Mobiliário, entidades do conglomerado prudencial Pleno.
O conglomerado detém 0,04% do ativo total e 0,05% das captações totais do Sistema Financeiro Nacional (SFN), o que representa cerca de R$ 6 bilhões e 7,5 bilhões, respectivamente.
LEIA MAIS SOBRE ECONOMIA:
- Banco Central decreta fim das operações da Will Bank
- Meu dinheiro estava no Banco Master. Como recupero?
O que motivou a liquidação?
De acordo com o Banco Central, a liquidação extrajudicial foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira da instituição, com deterioração da situação de liquidez, bem como por infringência às normas que disciplinam a atividade e a inobservância das determinações do Banco Central do Brasil.
Com base na lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos administradores da instituição. "Vai ter liberação pelo FGC, respeitando o limite de R$ 250 mil por CPF e, provavelmente, parte dos CDBs, ou até o total, terá o valor liberado reduzido conforme os valores já utilizados no Banco Master e no Will Bank", explicou o consultor financeiro da API Capital, Arthur Lessa.
O órgão informou que deve continuar com as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos das competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis.
Sobre Banco Pleno
O Banco Pleno, anteriormente chamado de Banco Voiter, já fez parte do conglomerado Master. A instituição surgiu em 2019 “a partir do inconformismo ao perceber que o mercado demandava um banco com uma visão moderna e consultiva”.
Em agosto do ano passado, o BC aprovou a transferência do controle societário do Banco Voiter, que fazia parte do conglomerado do Master, para Augusto Lima, passando a operar sob o nome de Banco Pleno.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!