Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Casan se manifesta sobre impasse de Criciúma

Em ampla nota nas redes sociais, empresa detalhou ida de Paulo Meller à Câmara
Por Redação Criciúma, SC, 26/03/2019 - 13:11 Atualizado em 26/03/2019 - 13:26
Foto: Clara Fernandes / Câmara / Divulgação
Foto: Clara Fernandes / Câmara / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O ex-prefeito de Criciúma e ex-diretor da Casan, Paulo Meller, esteve presente nesta segunda-feira (25), no Horário Político do Legislativo de Criciúma. A convite do vereador Ademir Honorato (MDB), Meller levou aos parlamentares a sua preocupação com um possível rompimento do contrato entre a Prefeitura e a Casan. 

“Escolhi a Câmara porque tudo aqui fica gravado, na íntegra. E eu não quero que por ventura daqui dois, três anos, havendo uma falta de água na cidade, eu não poderia e não quero ser taxado de omisso”, declara Meller. 

Em suas redes sociais, a Casan divulgou um alerta sobre prejuízos aos sistemas de água e esgoto de Criciúma: 

O ex-prefeito de Criciúma Paulo Meller compareceu à Câmara de Vereadores do município nesta segunda-feira, 25, para fazer um alerta à população sobre os riscos que corre o saneamento do município diante da ameaça do prefeito de romper unilateralmente o Contrato de Programa com a CASAN. Engenheiro de formação, morador da cidade, ex-diretor de Operação e Expansão da Companhia por quatro anos (2014-2018) e prefeito do município de 1997 a 2000, Meller fez uso de 30 minutos da sessão por solicitação do vereador Ademir Honorato com o objetivo de colaborar com o debate que está estabelecido na região.

 

Contrato de programa

 

Paulo Meller lembrou que há um Contrato de Programa vigente, assinado pelo próprio prefeito Clésio Salvaro, e que a CASAN já repassou 54% a mais do que estava previsto no período. “Dos itens listados no Contrato, nenhum justifica tecnicamente um rompimento”, afirmou.


Guerra judicial afetará população

 

Segundo o engenheiro, uma guerra judicial pode se estabelecer a partir de um eventual rompimento provocado pela Prefeitura, conforme vem sendo noticiado: “não imaginem que a Procuradoria Jurídica da Companhia e a do Estado vão cruzar os braços diante da decisão unilateral do prefeito”, comentou. Segundo ele, isso deve afetar diretamente o abastecimento de água, inibir investimentos e melhorias (como a ampliação em 50% da Estação de Tratamento de Água -foto - cujo projeto já está na fase final) e paralisar as obras de esgoto, gerando sérios problemas ambientais por muitos anos.

 

Onde há contrato, a Casan não perde

 

O ex-prefeito lembra que a Diretoria da CASAN já concordou em abrir uma exceção e aumentar para 7% da arrecadação os repasses para a Municipalidade e salientou que a respeito do valor da tarifa – a segunda reinvindicação argumentada pelo prefeito de Criciúma – quem tem o poder de decidir é a agencia reguladora escolhida pela própria Prefeitura. “Assim como a Aneel determina os valores da energia e a Anatel os da telefonia, são as agências reguladoras do setor que determinam o valor da água e do esgoto”, comparou.

Paulo Meller relacionou cidades que tentaram romper Contratos de Programa vigente e não conseguiram. “Onde havia Contrato de Programa em vigência, nunca os advogados da CASAN perderam a disputa judicial”, revelou.

 

Comparativo com outras cidades

 

O engenheiro enumerou também informações sobre cidades que municipalizaram o sistema e que têm sido citadas como modelos a serem seguidos. Na relação – que inclui Joinville, Lages, Tubarão, Itajaí, Palhoça e cita ainda Blumenau, que sempre foi municipalizado – Meller mostra os efeitos negativos para os moradores e o meio ambiente, com frequentes problemas de água ou baixos índices de coleta de esgoto. Joinville, por exemplo, arrecada três vezes mais do que Criciúma e somente agora está conseguindo atingir a marca de 30% de cobertura, enquanto Criciúma vai chegar a 59% com as obras contratadas.

Itajaí, município do porte de Criciúma, está anunciando investimentos para atingir a marca de 30% somente daqui a dois ou três anos. Em Lages, a disputa pelo saneamento virou caso de polícia, rendeu prisões e deixou a cidade sem o saneamento necessário por anos. Palhoça, que saiu há 10 anos do sistema CASAN, é o único município da Região Metropolitana que não tem um metro sequer de rede de coleta de esgoto e até hoje tem de comprar água da CASAN. Os municípios no entorno, todos gerenciados pela CASAN, estão chegando a níveis próximos de 50% ou mais de coleta e tratamento, número acima da média nacional.

 

Retrocesso

 

“Baixar tarifa é fácil, mas como fazer investimentos no saneamento?”, perguntou o engenheiro Meller. “Sei que não queremos retroceder ao tempo em que Santa Catarina ocupava as últimas posições do país no ranking de saneamento básico”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito