A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) emitiu novo alerta à população sobre a ocorrência de golpes envolvendo o pagamento de faturas pela internet. Consumidores devem utilizar apenas os canais oficiais da companhia para evitar fraudes e exposição de dados pessoais.
De acordo com a Casan, o pagamento deve ser feito exclusivamente pelos seguintes meios: site oficial www.casan.com.br, portal eCASAN (e.casan.com.br), WhatsApp (48) 3279-9100 — com serviços de verificação de débitos e emissão de segunda via — e o aplicativo Casan, com login e senha.
A companhia explica que criminosos têm criado sites falsos que simulam serviços como troca de titularidade e quitação de contas, com o objetivo de aplicar golpes. Por isso, ao efetuar o pagamento via QR Code, é fundamental verificar se o recebedor indicado é, de fato, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), com CNPJ 82.508.433/0001-17 e conta no Banco do Brasil.
Caso o consumidor identifique qualquer divergência nos dados, o pagamento deve ser interrompido imediatamente. A orientação é que tentativas de fraude sejam denunciadas à Ouvidoria da Casan. Quem já tiver sido vítima deve registrar boletim de ocorrência e procurar a agência bancária para solicitar o estorno do valor.