A chuva que caía incessantemente neste domingo (21), trouxe ainda mais emoção para as centenas de pessoas que participaram da 1ª Corrida Dourada nesta manhã. Mais do que uma competição, um gesto de solidariedade, superação e esperança.
“Foi bem desafiador com essa chuva. O percurso estava bem legal, achei muito boa a organização. E correr por uma causa é sempre inspirador”, comentou Raissa da Rosa Cruzetta, que ficou em 1º lugar geral 10k (feminino).
A 1ª Corrida Dourada ocorreu no Parque das Nações (Rua da Gente), a partir das 7h00. Chiquinho Guimarães, de 82 anos de idade, foi um dos grandes destaques da competição, sendo um símbolo de superação e força. Ele já participou de diversas maratonas nacionais e internacionais, visto que pratica o esporte há 46 anos. “Achei a prova maravilhosa, 100% boa. A chuva não atrapalhou, pelo contrário, ajudou”, comentou.
A corrida faz parte da programação da campanha Setembro Dourado, que é o mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, informando a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. “A iniciativa tem como missão salvar vidas por meio da conscientização e do reconhecimento dos sinais e sintomas; quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. E é essa mensagem que queremos levar, de forma leve, alegre e participativa, para toda a sociedade”, explica a coordenadora do Programa Diagnóstico Precoce, a biomédica Ana Caroline Francisco.
A atleta Samara Perraro conquistou o terceiro lugar geral e gostou muito de participar da prova: “A organização está de parabéns, tudo muito bem sinalizado, o percurso todo. Gostei muito e já estou esperando a próxima corrida, foi um sucesso”, ressaltou.
Muitos dos que estavam ali decidiram participar da corrida devido a causa, que foi em prol dos 61 pacientes que são assistidos pela Casa Guido, cujos recursos serão direcionados ao tratamento oncológico. Como foi o caso da gerente comercial Cássia Frazzetto, que participou de uma competição como essa pela primeira vez: “O que me motivou foi porque a corrida era em prol das crianças da Casa Guido e eu também queria poder praticar um exercício e hoje comecei com a caminhada. O próximo evento vou correr 5k. Foi Sensacional, mesmo com a chuva foi uma vibe muito boa”, disse.
Sobre a Casa Guido
A Casa Guido, que é uma instituição localizada no centro de Criciúma e que atende crianças e adolescentes com câncer, realiza um trabalho que vai além do apoio e acolhimento, que é o de levar informações sobre os sinais e sintomas da doença, por meio do Programa Diagnóstico Precoce.
Campeões da prova
10k feminino:
1ª Raissa da Rosa Cruzzetta
2ª Mayara Pereira
3ª Samara Oliveira Peraro
4ª Suzenandia Lima Oliveira
5ª Ludmila Maciel
10k masculino:
1º Railand Figueiredo Rufino
2º Sérgio Bernardo
3º André Darós Machado
4º Antonio Lopes da Costa
5º Jean Paulo Vicente
5k feminino:
1ª SANARA FERNANDES GOMES
2ª MARIA CAROLINA JOSEFINO
3ª FERNANDA TAVARES PATRICIO
4ª EDNARA ROSA
5ª NARA TOMAZ
5k masculino:
1º DIEGO SOUZA
2º SAMUEL BÚRIGO MEDEIROS
3º BRUNO HENRIQUE BELLOLI
4º EDERSON MACEDO
5º RAMOM OLIVEIRA DA SILVA
Os demais resultados podem ser encontrados no site rsfproeventos.com.br