Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
CORONAVÍRUS - Saiba mais aqui

Características do autismo surgem nos primeiros meses de vida

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2018 é celebrado em 2 de abril
Erik Behenck
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/04/2018 - 19:09
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

O autismo é um transtorno que atinge uma a cada 160 crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ele é mais comum em meninos do que em meninas, por isso é representado pela cor azul. A personalidade de cada um deles é diferente, transformando o convívio uma nova experiência a cada dia.

A políticas públicas ainda são complicadas. Em alguns graus podem demonstrar agressividade, mas não é tão comum. Normalmente o transtorno começa a aparecer na época de engatinhar, embora alguns sintomas surjam antes. “É um transtorno diagnosticado na maioria das vezes até os três anos de idade. Ele interfere na comunicação, na fala e no comportamento”, explicou a psicopedagoga Vanessa Raupp Medeiros, que é mãe do Gustavo.

A troca de experiência entre os pais é fundamental. Algumas criança conseguem desenvolver a fala apenas aos nove anos de idade, sendo uma importante conquista. “Eu percebi que ela era muito introvertida, não gostava de balbuciar. Com um ano e nove meses fechamos o diagnóstico de autismo”, contou Carine Lima, mãe da Olivia.

As crianças com o autismo possuem direito a uma professora auxiliar exclusiva, mas isso na maioria das vezes não é respeitado. É importante realizar as intervenções assim que possível, ajudando no desenvolvimento.