Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Características do autismo surgem nos primeiros meses de vida

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2018 é celebrado em 2 de abril
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 02/04/2018 - 19:09
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O autismo é um transtorno que atinge uma a cada 160 crianças, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Ele é mais comum em meninos do que em meninas, por isso é representado pela cor azul. A personalidade de cada um deles é diferente, transformando o convívio uma nova experiência a cada dia.

A políticas públicas ainda são complicadas. Em alguns graus podem demonstrar agressividade, mas não é tão comum. Normalmente o transtorno começa a aparecer na época de engatinhar, embora alguns sintomas surjam antes. “É um transtorno diagnosticado na maioria das vezes até os três anos de idade. Ele interfere na comunicação, na fala e no comportamento”, explicou a psicopedagoga Vanessa Raupp Medeiros, que é mãe do Gustavo.

A troca de experiência entre os pais é fundamental. Algumas criança conseguem desenvolver a fala apenas aos nove anos de idade, sendo uma importante conquista. “Eu percebi que ela era muito introvertida, não gostava de balbuciar. Com um ano e nove meses fechamos o diagnóstico de autismo”, contou Carine Lima, mãe da Olivia.

As crianças com o autismo possuem direito a uma professora auxiliar exclusiva, mas isso na maioria das vezes não é respeitado. É importante realizar as intervenções assim que possível, ajudando no desenvolvimento.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito