Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Capítulo 5 - Gustavo Richard

Os homens que governaram Santa Catarina
Por Archimedes Naspolini Filho Criciúma - SC, 29/11/2018 - 09:03Atualizado em 29/11/2018 - 14:29

Nasceu na cidade do Rio e Janeiro, bairro Santa Teresa, no dia 29 de agosto de 1847 e faleceu na cidade de Florianópolis dia 18 de outubro de 1929.

Filho dos franceses Henrique Ricardo Richard e Carlota Amélia Anna Coullon Richard. Foi educado em escolas francesas. Foi residir em Buenos Aires, de 1873 a 1879, para lecionar na ‘Academie Britanic’. Retornando ao Brasil veio para Florianópolis onde fundou o Colégio Franco Brasileiro. Foi professor no Liceu de Artes e Ofícios (escola industrial). 

Gustavo Richard casou duas vezes. Na primeira, com Matilde Lebarbechon Richard. Dessa união nasceram Josephina Richard Poeta e Matilde Richard Carneiro da Cunha. Falecida, Dona Matilde, desposou Sbarbi Osuna Richard de onde nasceram Gustavo Francisco, Amália, Alfredo Raymundo, Felipe Augusto, Consuelo Amélia, H enrique Lauro e Carlos Alberto.

Vocação política

Iniciado nas lides políticas foi fundador do Clube Republicano Esteves Júnior. Foi vereador da capital, de 1887 a 1890, sendo que, neste ano, presidiu a Câmara Municipal (até 9 de novembro de 1890). Membro do Partido Republicano foi Vice-Governador do Estado, eleito pela Assembleia Constituinte, de 7 de outubro de 1890 a 29 de dezembro de 1891 quando, em substituição a Lauro Müller, ocupou a governança em diversos períodos. Foi senador da República duas vezes: na segunda legislatura, de 1894 a 1896 e na sexta legislatura, de 1903 a 1905 quando afastou-se para assumir o governo do Estado, eleito pelos eleitores catarinenses, em pleito direto. Governou de 21 de novembro de 1906 a 28 de setembro de 1910. Entregou o governo a Vidal José de Oliveira Ramos. Seu último mandato foi o de deputado federal, cumprido de 1912 a 1914, numa situação anômala: era deputado federal o Senhor Abdon Batista que, por motivos particulares, renunciou ao seu mandato. Não havendo suplente habilitado a assumir a cadeira de Batista, houve uma eleição suplementar para aquela vaga. Foi nessa eleição, para mandato de dois anos, que Richard foi eleito.

Abdon Batista era um baiano, médico, que veio clinicar em São Francisco do Sul, notabilizando-se em toda a região nordeste de Santa Catarina. Muito humanitário e proprietário de jornais, logo ganhou a simpatia do povo que o elegeu vereador em Joinville, deputado estadual em várias e sucessivas legislaturas (presidente da Assembleia Legislativa), Vice-Presidente do Estado, Vice-Governador do Estado, senador da República e deputado federal. Faleceu em Joinville a 15 de março de 1922. É homenageado com o nome de município no Planalto Serrano.

Richard Governador

Gustavo Richard governou Santa Catarina com retidão e probidade. Desenvolveu muitas ações tendo a perfeição do ensino como meta. A implantação do serviço de abastecimento de água à população da capital foi de sua iniciativa, assim como a rede de distribuição de energia elétrica às famílias, ao comércio e à indústria de Desterro. Foi Gustavo Richard que fundou o Montepio dos Servidores Públicos do Estado, organismo que cuidava das aposentadorias e pensões dos ‘barnabés’ catarinenses (o antigo Ipesc, atual Iprev). Os primeiros estudos para implantação da rede coletora do esgotamento sanitário da ilha capital tem sua digital.

Richard Militar

Como seu antecessor, Gustavo Richard também foi militar obtendo a patente de Tenente Coronel, exercendo o comando do 1º Batalhão de Artilharia da Guarda Nacional do Desterro e a de Coronel que lhe oportunizou o comando superior da Guarda Nacional da comarca da capital.

Richard das Letras

Literato foi fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Correspondente de vários Jornais editados na capital da República, Rio de Janeiro. 
Foi redator dos Jornais ‘A Voz do Povo’ e ‘A Evolução’ editados na cidade de Desterro.

Faleceu em Florianópolis a 19 de outubro de 1929.

Bibliografia: Corrêa, Carlos Humberto, Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982, Editora da UFSC, 1983; Arquivo Público de Santa Catarina; Wikipédia, Internet; Governo do Estado de Santa Catarina. 
Contato com o autor: naspolini@engeplus.com.br