Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Capítulo 10 - Aderbal Ramos da Silva

Os homens que governaram Santa Catarina
Por Archimedes Naspolini Filho Criciúma - SC, 07/12/2018 - 09:05

ADERBAL RAMOS DA SILVA
20º Governador de Santa Catarina – 1947/51

Aderbal Ramos da Silva, 20º Governador do Estado

Aderbal Ramos da Silva nasceu em Florianópolis a 18 de janeiro de 1911. Filho do Desembargador João Pedro da Silva e de Raquel Ramos da Silva, esta filha do também Governador Vidal Ramos. Grávida, prestes a dar à luz ao filho, Dona Raquel foi trazida de Lages para Florianópolis para, em melhores condições, dar à luz o filho em gestação. Seu pai, Vidal Ramos, era Governador e, nesta condição, residente do Palácio Rosado, sede do governo e residência oficial do governante. E foi nele, nesse Palácio, que nasceu Aderbal Ramos da Silva.

No mundo político e social, especialmente na cidade de Florianópolis, era conhecido como o “Dr. Aderbal”, ou “Dr.  Deba”, ou apenas “Doutor”, que era Bacharel em Direito formado pela Faculdade Nacional do Rio de Janeiro, em 1932, jornalista, industrial, comerciante e banqueiro.

Exerceu o cargo de Inspetor de Ensino Secundário e, quando a Faculdade de Direito de Florianópolis foi criada, foi o seu primeiro Inspetor Federal.

Era casado com Ruth Hoepcke da Silva, única herdeira de Carlos Hoepcke, um dos mais poderosos comerciantes e industriais de Santa Catarina. Desse casamento nasceriam duas filhas: Anita e Sylvia.

Competiu-lhe a direção de todos os empreendimentos do sogro, especialmente a Fábrica de Pregos, a Fábrica de Gelo, a Fábrica de Rendas e Bordados, o Estaleiro e os Navios, além de casas comerciais estabelecidas em várias cidades do estado. Sócio fundador, presidente e diretor, do Banco Nacional do Paraná e Santa Catarina S.A., conhecido como Nossobanco, com sede em Londrina e filiais em várias cidades do Brasil.

A vocação política era de berço: neto de ex-governador, sobrinho de ex-governadores, Senadores e de Deputados Federais, o caminho às lides políticas lhe foram escancarados.

Foi Presidente do Diretório Regional do Partido Liberal Catarinense.

Em 1935, foi eleito Deputado Estadual, tendo exercido o mandato até 1937.

Em 1947, na primeira eleição após a redemocratização do Brasil, foi eleito Deputado Federal e, concomitantemente, Governador do Estado, eleito pelo Partido Social Democrático, PSD, optando por governar os catarinenses. Assumiu dia 26 de março de 1947, recebendo o governo das mãos do último Interventor Federal, Udo Deeke. 

Acometido por sérios problemas de saúde afastou-se do governo por longo período sendo substituído pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado José Boabaid.

Deputado José Boabaid, Presidente da Assembleia Legislativa
(1947-1950)


José Boabaid era natural de Palhoça, onde nasceu a 7 de agosto de 1907, e foi eleito Deputado Estadual por esse e municípios adjacentes, em 1946. Foi presidente Constituinte e da Assembleia durante toda a legislatura.  Substituiu diversas vezes Aderbal Ramos da Silva na chefia do governo de Santa Catarina. 

A eleição seguinte sufragaria Irineu Bornhausen, adversário que comandava a União Democrática Nacional, UDN, para quem entregou o governo a 31 de janeiro de 1951.

Foi novamente eleito Deputado Federal, eleito pela Aliança Social Trabalhista, constituída pelo PSD e o PTB, e exerceu seu último mandato eleitoral de 1955 a 1959.

Aderbal Ramos da Silva é nome de várias vias, próprios e logradouros públicos, com destaque para o estádio do Avaí Futebol Clube (Estádio da Ressacada), agremiação da qual foi presidente durante muitos anos.

Enquanto a saúde lhe permitiu foi um governador muito carismático. Diariamente descia as escadarias do Palácio Rosado e ia à cadeira de um dos engraxates da Praça XV de Novembro. Lustrar seus sapatos era de menos, o que lhe interessava, mesmo era tomar conhecimento do que se falava, a seu respeito, nas ruas da capital.

Bibliografia: Corrêa, Carlos Humberto, Os Governantes de Santa Catarina de 1739 a 1982, Editora da UFSC, 1983; Arquivo Público de Santa Catarina; Wikipédia, Internet; Governo do Estado de Santa Catarina. 
Contato com o autor: naspolini@engeplus.com.br